Em
A Voz de Matosinhos

2025/03/14

Vai nascer um novo Conjunto Habitacional na Freguesia de Guifões

Freguesias

Na quinta-feira, dia 13 de março, foi dado um passo importante para o futuro da habitação em Matosinhos com o lançamento da primeira pedra do novo Conjunto Habitacional de Guifões.
O projeto, que se prevê concluído até abril de 2026, inclui a construção de 45 fogos e representa um investimento de 6,5 milhões de euros (+ IVA), com financiamento através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa 1.º Direito.
A intervenção abrange ainda arranjos exteriores e o cumprimento dos requisitos de eficiência energética.
O lançamento da primeira pedra da empreitada realizou-se hoje. A cerimónia contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, que destacou a importância do projeto no cumprimento dos compromissos assumidos pelo município em relação à habitação. "Este é o último lançamento da primeira pedra de um conjunto habitacional financiado pelo PRR, e fizemos tudo o que estava no compromisso que assumimos, com todos os recursos disponíveis", afirmou Luísa Salgueiro, sublinhando a relevância da construção de habitação de qualidade para os munícipes.
Também presentes na cerimónia estiveram o vice-presidente da Câmara, Carlos Mouta, a vereadora da Habitação, Manuela Álvares, a administradora da MatosinhosHabit, Helena Vaz, e o presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.
O novo conjunto habitacional de Guifões é parte integrante da Estratégia Local de Habitação de Matosinhos, que atualmente está em execução e prevê a criação de 1691 novas soluções habitacionais até 2026. Esta iniciativa, com um investimento global de cerca de 111 milhões de euros, visa beneficiar mais de 6 mil pessoas e dar resposta à crescente procura por habitação no município.
Os 45 novos fogos do Conjunto Habitacional de Guifões fazem parte de um total de 512 novas habitações cuja construção está em curso, e das quais irão beneficiar mais de 1500 pessoas. Além de Guifões, os conjuntos habitacionais de São Gens Piscinas, Flor de Infesta e Teixeira de Melo, deverão estar concluídos entre 2025 e 2026.
A Estratégia Local de Habitação de Matosinhos inclui uma variedade de soluções habitacionais adaptadas às necessidades da população, como a aquisição e reabilitação de prédios para realojamento, construção de novas habitações e reabilitação de fogos municipais devolutos. O projeto contempla ainda a reabilitação de bairros sociais privados e soluções habitacionais específicas para situações particulares.
Atualmente, estão em curso várias intervenções de reabilitação em conjunto habitacionais, que envolvem 566 habitações e beneficiarão mais de 1500 pessoas. O investimento neste processo de reabilitação ascende a 28,7 milhões de euros. Entre os conjuntos habitacionais em obras estão o Seixo II, Chouso, Custió, Recarei, e várias fases do conjunto habitacional da Guarda FFH. O Conjunto Habitacional do Seixo II, por exemplo, com 94 habitações, terá a sua conclusão prevista para abril de 2026, com um investimento de 3,8 milhões de euros.
De acordo com as estimativas, o parque habitacional municipal de Matosinhos deverá crescer para 4812 fogos até 2026, representando cerca de 6% do total do parque habitacional do concelho. Com os novos investimentos, o número de habitações públicas em Matosinhos aumentará em 12%, reforçando o compromisso da autarquia em garantir uma habitação acessível, de qualidade e adequada às necessidades da população.


 

Fonte/Foto: CM Matosinhos

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Final da Taça AF Porto e Walking Football agitaram o concelho de Matosinhos
2/05/2025
PSP do Porto presente na Liga MEO Surf em Matosinhos
2/05/2025
Meia Maratona de Matosinhos regressa no próximo domingo
30/04/2025
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
30/04/2025
RESISTIR À AMÉRICA DE TRUMP
29/04/2025
Situação normalizada em Matosinhos após apagão nacional
29/04/2025
Leixões Sport Club | Modalidades | Resultados Semanais
29/04/2025
“Queremos estar na frente na última jornada”, afirma Filipe Mesquita após vitória
28/04/2025