Em
A Voz de Matosinhos

2025/01/13

Tomada de posse de novos membros da Assembleia Municipal Jovem de Matosinhos

Concelho

No passado sábado, 10 de janeiro, 33 membros da Assembleia Municipal Jovem de Matosinhos, eleitos nos seus estabelecimentos de ensino para o mandato 2024-2025, tomaram posse numa sessão que decorreu na Sala de Sessões Pública.
Destinada a jovens alunos do 10º ano (ensino secundário) e do ensino profissional, a Assembleia Municipal Jovem de Matosinhos pretende dar a conhecer o funcionamento da democracia local, melhorar a participação dos jovens no processo administrativo e democrático do concelho, encontrando novas soluções para as necessidades da comunidade com base na participação dos cidadãos.
O vereador da Juventude da Câmara Municipal de Matosinhos, Nunos Matos, explicou aos novos membros da Assembleia Municipal Jovem o papel fiscalizador da Assembleia Municipal relativamente ao trabalho desenvolvido pelo Executivo Municipal, sensibilizando-os para a importância na vida das pessoas das decisões que são tomadas.
Por sua vez, a presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, sublinhou que “o cargo político é a função mais nobre que existe”, porque tem como objetivo “trabalhar em prol do bem comum”.
Os jovens que agora tomaram posse irão reunir-se e trabalhar na identificação das necessidades e problemas mais prementes no território, mas também na elaboração de propostas que serão apresentadas, debatidas e votadas em plenário em maio próximo.
A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos elogiou este projeto de literacia democrática, adiantando que algumas das propostas apresentadas em anteriores assembleias municipais jovens estão já a ser aplicadas pela autarquia a que preside. Luísa Salgueiro lembrou ainda que esta sala (Sala de Sessões Pública) “é a mais importante do concelho”. “É nesta sala que se decide o destino da comunidade”, concluiu a edil, desejando a todos sucesso no trabalho que irão realizar ao longo do mandato.
Este projeto visa aproximar os jovens da democracia local e dar-lhes voz no processo administrativo e político do concelho. Através de debates e propostas, os membros vão trabalhar em prol de soluções para as necessidades da comunidade.


Fonte/Foto: CM Matosinhos
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Torregri classifica cinco Cadetes Leixonenses para Estágio
17/04/2025
Escritor Mia Couto no encerramento do LeV Literatura em Viagem
17/04/2025
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
16/04/2025
Quatro detidos pela PJ por crimes violentos em Matosinhos
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Matosinhos assinala 51 Anos de Liberdade em Portugal
15/04/2025
Final Four da Taça de Futsal vai jogar-se no Pavilhão Municipal de Custóias
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025