No passado sábado, 10 de janeiro, 33 membros da Assembleia Municipal Jovem de Matosinhos, eleitos nos seus estabelecimentos de ensino para o mandato 2024-2025, tomaram posse numa sessão que decorreu na Sala de Sessões Pública.
Destinada a jovens alunos do 10º ano (ensino secundário) e do ensino profissional, a Assembleia Municipal Jovem de Matosinhos pretende dar a conhecer o funcionamento da democracia local, melhorar a participação dos jovens no processo administrativo e democrático do concelho, encontrando novas soluções para as necessidades da comunidade com base na participação dos cidadãos.
O vereador da Juventude da Câmara Municipal de Matosinhos, Nunos Matos, explicou aos novos membros da Assembleia Municipal Jovem o papel fiscalizador da Assembleia Municipal relativamente ao trabalho desenvolvido pelo Executivo Municipal, sensibilizando-os para a importância na vida das pessoas das decisões que são tomadas.
Por sua vez, a presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, sublinhou que “o cargo político é a função mais nobre que existe”, porque tem como objetivo “trabalhar em prol do bem comum”.
Os jovens que agora tomaram posse irão reunir-se e trabalhar na identificação das necessidades e problemas mais prementes no território, mas também na elaboração de propostas que serão apresentadas, debatidas e votadas em plenário em maio próximo.
A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos elogiou este projeto de literacia democrática, adiantando que algumas das propostas apresentadas em anteriores assembleias municipais jovens estão já a ser aplicadas pela autarquia a que preside. Luísa Salgueiro lembrou ainda que esta sala (Sala de Sessões Pública) “é a mais importante do concelho”. “É nesta sala que se decide o destino da comunidade”, concluiu a edil, desejando a todos sucesso no trabalho que irão realizar ao longo do mandato.
Este projeto visa aproximar os jovens da democracia local e dar-lhes voz no processo administrativo e político do concelho. Através de debates e propostas, os membros vão trabalhar em prol de soluções para as necessidades da comunidade.
Fonte/Foto: CM Matosinhos