Matosinhos recebeu, no passado sábado, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, a conferência de imprensa de apresentação da Gala do Guia Michelin para 2025, evento que distingue aqueles que são considerados os melhores restaurantes em Portugal.
Rui Paula, do restaurante Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira), Ricardo Costa, do restaurante The Yeatman (Vila Nova de Gaia), e Vítor Matos, do restaurante Antiqvvm (Porto), todos com duas estrelas Michelin, serão os coordenadores gastronómicos do evento que decorrerá no Centro de Congressos da Alfândega do Porto no dia 25 de fevereiro de 2025, data e local anunciados por Nuno Ferreira, representante do Guia Michelin em Portugal, na conferência de imprensa de hoje.
A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, associou-se ao momento congratulando-se pelo facto da próxima Gala Michelin, que pelo segundo ano consecutivo decorrerá de uma forma autónoma da de Espanha, se realizar na região Norte.
Luísa Salgueiro começou por elogiar o local escolhido para esta apresentação, o Terminal de Cruzeiros de Leixões, com uma “paisagem fantástica que ilustra bem a relação de Matosinhos com o mar”. A presidente da Câmara aproveitou o momento para aplaudir a gastronomia do Norte, dando o exemplo de Matosinhos como uma referência nesta região em termos de gastronomia e restauração. “Temos entre 450 e 500 restaurantes em Matosinhos, a sua maioria de peixe e marisco”, referiu. “A autarquia tem feito um investimento muito grande para levar o nome de Matosinhos, da nossa gastronomia, do nosso peixe e marisco, pelo país e pelo mundo” acrescentou. “É por isso que ficamos muito felizes com esta escolha do Norte e do Porto para realização da Gala Michelin do próximo ano. Da nossa parte fica o compromisso de continuarmos a trabalhar juntos na consolidação e divulgação da gastronomia da região Norte”, concluiu.
“A escolha do Porto, enquanto cenário em que será dada a conhecer a nova seleção de restaurantes do Guia Michelin em Portugal, confirma a riqueza turística, cultural e gastronómica da região do Porto e Norte, um destino capaz de atrair tanto gourmets, como viajantes em busca de cultura e autenticidade. Com uma tradição culinária que se destaca pela diversidade e pela qualidade dos seus produtos locais, assim como pela criatividade dos chefs de renome internacional, a região oferece uma experiência única” referiu Luis Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
A iniciativa contou ainda com a presença de Marta Pontes, vereadora de Economia e Turismo da Câmara de Matosinhos, de representantes da Câmara do Porto, chefs e demais interessados pela área.