O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu, esta sexta-feira, a segunda sessão da 12.ª edição do “Business2Sea”, dedicada à “Digitalização e Energias Renováveis Oceânicas”.
Promovido pelo Fórum Oceano, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, este evento, especialmente dirigido aos associados do Fórum Oceano e aberto a toda a comunidade da economia azul, apresenta um programa diversificado com conferências, workshops, sessões de pitching, encontros de negócio e uma componente expositiva para apresentação de produtos, serviços e tecnologias com relevância para a Economia Azul.
Dos vários painéis, destaque para os dedicados a temas como as energias renováveis offshore, a digitalização da economia azul, o Hub Azul, os desafios e potencial de Matosinhos no desenvolvimento do ecossistema regional e nacional da economia azul.
Na sessão de abertura, no dia 14 de novembro, contou com a participação de João Neves, presidente da APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, de Carlos Costa Pina, presidente do Fórum Oceano, de Andreea Strachinescu, da Direção-Geral dos Assuntos Marítimos da Comissão Europeia, a presidente da Câmara de Matosinhos disse que é “nossa responsabilidade acrescentar algo ao território”.
“Queremos ser o centro nacional da economia azul. Valorizar Portugal a partir de Matosinhos. Estamos no bom caminho. Até julho de 2026, vamos ter uma nova etapa”, afirmou Luísa Salgueiro, referindo-se a projetos com vários parceiros, como o concurso de ideias BluAct, o Centro Internacional de Biotecnologia Azul nos terrenos da antiga refinaria, o Hub Azul de Leixões- Pólo I que ficará instalada na plataforma logística da APDL, as Agendas Mobilizadoras com o financiamento do PRR- Plano de Recuperação e Resiliência, entre outros.
O evento “Business2Sea” 2024 integra o programa municipal “Mês das Empresas”, que consiste na realização de um conjunto de atividades específico para o setor com o objetivo de apoiar a atividade económica e o tecido empresarial do concelho de Matosinhos.
Fonte: CM Matosinhos
Foto: APDL (Fátima Pires)