Em
A Voz de Matosinhos

2024/04/10

Teatro Municipal de Matosinhos recebe “A Revolução que Esquecemos”

Concelho

O Café-concerto do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebeu ontem mais uma sessão do ciclo “Contados da Revolução / A Noite: cenas da Revolução de 25 de Abril”, integrada no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril de 1974.

A sessão foi moderada pela jornalista do “Jornal de Notícias” Catarina Ferreira e teve como tema “A Revolução que esquecemos”, incidindo sobre a memória do fascismo, o PREC - Processo Revolucionário em Curso, os julgamentos e saneamentos pós-25 de Abril.

Os oradores convidados foram o jornalista e professor José Costa Carvalho e a atriz Clara Nogueira.

Nascido em Amarante, em 1934, José Costa Carvalho é uma figura incontornável do jornalismo português da segunda metade do século XX. Licenciado em Línguas e Literatura Modernas - Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), tirou mestrado em Estudos Portugueses e Brasileiros, também na FLUP.

Trabalhou e dirigiu o “Jornal de Notícias”, o “Primeiro de Janeiro”, o “Comércio do Porto” e “O Jogo”. Foi sócio fundador do Centro de Formação de Jornalistas e da Escola Superior de Jornalismo. Foi docente na Escola Secundária Filipa de Vilhena, Centro de Formação de Jornalistas, Instituto Multimédia, Escola Superior de Jornalismo, no Porto, e Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), de Aveiro. Além de jornalista e professor, José Costa Carvalho foi deputado da Assembleia da República de 1985 a 1987 e secretário da Primeira Comissão Parlamentar (Direitos, Liberdades e Garantias).

Clara Nogueira nasceu em 1959. Profissionalizou-se em 1983, integrando o grupo de teatro TEAR. Participou em todas as produções deste grupo até 1990. Trabalhou com os encenadores Castro Guedes, Moura Pinheiro, Fernanda Lapa, Rogério de Carvalho, entre outros. Dos seus trabalhos mais recentes, destaca-se a participação na série “Vanda” (OPTO SIC) e nos filmes “Fora de Jogo”, de José Freitas, “Sefarad”, de Luís Ismael e “Surdina”, de Rodrigo Areias.

O ciclo “Contados da Revolução/ A Noite: cenas da Revolução de 25 de Abril” regressa no dia 28, pelas 18h00, com um novo debate sobre o tema “Há trabalhadores felizes?”. Moderada pela jornalista freelancer Margarida David Cardoso, a conversa reunirá três jornalistas a propósito da precarização do trabalho, dos baixos salários, da aceleração da produção, da saúde mental e do sofrimento ético. São eles: Nuno André Ferreira (fotojornalista freelancer), Tiago Carrasco (jornalista freelancer) e Luísa Correia (jornalista da SIC).

A entrada é livre.

 

Fonte e Foto: CM Matosinhos

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Agenda para este fim de semana no concelho de Matosinhos
5/02/2026
MEO Marés 2026 inicia novo capítulo da sua história na Praia do Aterro
5/02/2026
Matosinhos volta a afirmar-se como destino de excelência para a “Edição Marisco”
4/02/2026
Freguesia de Leça da Palmeira emite parecer desfavorável à ampliação do Terminal do Porto de Leixões
4/02/2026
Festa do Chocolate está de regresso a Matosinhos de 7 a 22 de fevereiro
3/02/2026
Radares de Velocidade | Matosinhos | fevereiro 2026
3/02/2026
Ponte Móvel de Leixões interdita à circulação pedonal
2/02/2026
Município reforça compromisso com a proteção das crianças e a inclusão social
2/02/2026