A posição antológica de desenho estará na Galeria Municipal de Matosinhos até 26 de janeiro de 2025
“Sobral Centeno - desenho 1965-2024” abriu ontem portas na Galeria Municipal de Matosinhos e contou com uma visita guiada pelo artista, Sobral Centeno, e pelo curador, Nuno Faria.
Num regresso à Galeria Municipal de Matosinhos, onde já expos anteriormente (em 2008 numa exposição individual, e em 2019 numa coletiva), Sobral Centeno apresenta um lado menos conhecido da sua obra: o desenho. Esta é uma mostra surpreendente de uma vertente sempre presente ao longo dos anos, mas nunca apresentada num registo tão exclusivo. Por vezes nos bastidores, outras vezes em exposição pública, o desenho constitui-se, com efeito, como base e o campo operativo e de experimentação no trabalho de Sobral Centeno.
A exposição antológica de desenho de Sobral Centeno cobre um período com cerca de 60 anos de trabalho, constituindo-se como uma rara oportunidade para conhecer uma extensa e ininterrupta produção gráfica que pauta e pontua a obra de um dos artistas mais singulares do panorama artístico português.
Pautada por uma inesgotável energia e em constante processo de experimentação, a produção em desenho de Sobral Centeno desenvolve-se em equilíbrio perfeito entre extensas séries e desenhos isolados, únicos, que surgem sem filiação, como que de geração espontânea.
“É o campo privilegiado para o treino da mão e o exercício do espírito, para passar o tempo e distrair a mente, para resolver problemas de forma ou de composição. No trabalho de Centeno balanceia entre a graça e a gravidade, a ironia e a seriedade, a rapidez e a demora. E é, sobretudo, um infindável exercício de rememoração e de (auto(citação)” sublinha o curador da exposição, Nuno Faria.
O objetivo primordial desta exposição é o de dar a conhecer o extenso, sólido e surpreendente contingente de desenhos que o artista, que há muitos anos tem atelier no concelho de Matosinhos, realizou e continua a realizar ao longo do percurso que vem construindo desde meados da década de 1960.
A exposição “Sobral Centeno - desenho 1965-2024”, patente na Galeria Municipal de Matosinhos até 26 de janeiro de 2025, poderá ser vista de terça-feira a sexta-feira entre as 10h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h00 e aos sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00.
A entrada é livre.
Fonte/Foto: CM Matosinhos