A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, acolhe até à próxima sexta-feira a XIII Semana da Reabilitação Urbana do Porto.
Mais de uma centena de oradores e especialistas participam em dez conferências dedicadas ao futuro da habitação, à regeneração urbana e à sustentabilidade das cidades.
Promovida pela Vida Imobiliária, com o apoio das Câmaras Municipais de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto afirma-se como uma plataforma privilegiada de partilha de conhecimento e de debate sobre as novas políticas de habitação, a inovação construtiva e a sustentabilidade ambiental.
Pela primeira vez, a iniciativa tem lugar na Casa da Arquitectura, reforçando a ligação de Matosinhos à arquitetura contemporânea e ao urbanismo de excelência.
A sessão de abertura contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do Presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos.
Na sua intervenção, Luísa Salgueiro salientou que o município a que preside tem vindo a apostar na reabilitação urbana não só para qualificar o território, mas também para “garantir o acesso a uma habitação digna”, utilizando as ferramentas disponíveis, nomeadamente a aprovação, em 2019, de um Plano Diretor Municipal (PDM) de nova geração, da Estratégia Local de Habitação, dos fundos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência para execução de habitação, das Áreas de Pressão Urbanística, da política fiscal para as áreas de habitação e reabilitação e da Carta Municipal de Habitação, entre outros instrumentos.
“Queremos envolver os investidores, os promotores e as comunidades a que se destinam as políticas de habitação. Recentemente, ultrapassámos os 180 mil habitantes no concelho. Sabemos também que houve um aumento do custo do metro quadrado. Queremos garantir que a classe média e os jovens possam continuar a viver em Matosinhos”, afirmou a autarca.
Ainda durante a tarde, a Câmara de Matosinhos participou no painel dedicado ao tema “Os desafios para o novo ciclo autárquico”, sendo representada pela Vereadora do Ambiente e Transição Energética, Manuela Álvares. Os outros oradores convidados foram Álvaro Santos (Vice-presidente da Câmara de Gaia) e Gabriela Queiroz (Vereadora da Câmara do Porto).
Durante a manhã, a MatosinhosHabit promoveu a sessão “Transição Energética e Envolvimento Participativo em Habitação Pública”, evidenciando o trabalho da empresa municipal na área da eficiência energética e da habitação social sustentável.
Amanhã de manhã, a Câmara Municipal de Matosinhos estará representada pelo Vice-presidente, Carlos Mouta, no painel “Cooperativas de Habitação – Os exemplos internacionais como solução de acesso à habitação”, destacando o interesse do município em promover modelos colaborativos e inovadores de acesso à habitação.
Já na sexta-feira, a Vereadora do Comércio, Investimento e Incubação de Empresas, Marta Pontes, marcará presença no último painel da tarde, “Território, Economia e Investimento – O momento do mercado e os caminhos de futuro”, que abordará as dinâmicas de investimento, o planeamento urbano e as perspetivas de desenvolvimento económico e imobiliário da região.
Fonte/Foto: CM Matosinhos