Em
A Voz de Matosinhos

2023/05/31

Rio Leça vai ser protegido por 40 quilómetros de sondas de monitorização

Freguesias

A Associação Corredor do Rio Leça vai iniciar uma iniciativa de limpeza e manutenção do rio em questão, através de limpezas de resíduos e da instalação de sondas fixas ao longo do seu percurso. Porém, proprietários das margens dos rios não mostram interesse no projeto.

Faz esta quarta-feira dois anos que a Associação Corredor do Rio Leça foi criada pelos municípios da Maia, Santo Tirso, Matosinhos e Valongo, com o objetivo de limpar o rio Leça (48 quilómetros), que já foi dos mais poluído da Europa.

Na próxima segunda-feira, vai ser dado um arranque simbólico da intervenção de quatro milhões de euros, resultado de uma candidatura a um financiamento europeu, na Maia – concelho em que preside a Associação de momento. O dinheiro será utilizado para a limpeza do rio e a valorização das margens do rio e dos principais afluentes.

O Jornal de Notícias adianta que, para além de uma limpeza geral no rio, este também passará a ter monotorização durante 24 horas por dia, através de sondas fixas colocadas em 12 pontos diferentes. Estas sondas avaliam a qualidade da água.

Ao JN, Artur Branco, engenheiro ambiental e diretor-executivo da Associação Corredor do Rio Leça, afirma que, para além de retirar resíduos urbanos, vão se retiradas plantas exóticas invasoras que “são um drama para biodiversidade e para a qualidade da água do rio”.

No entanto, para a limpeza acontecer, é necessário a autorização dos proprietários das margens dos rios, dado que são quase todas (90%) privadas, adianta o diretor-executivo.
O objetivo da associação é que a limpeza dure até dezembro de 2023, contudo, não se verifica muita adesão dos proprietários das margens para a iniciativa, apesar das sessões de esclarecimento realizadas pelos municípios.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
24/04/2025
Prisão preventiva em Matosinhos por furto de veículo e condução sem habilitação legal
24/04/2025
Leixões Sport Club | Modalidades | Resultados Semanais
23/04/2025
Feira da Proteção Civil de Matosinhos decorreu no Parque Basílio Teles
23/04/2025
Atleta do Leixões SC qualificado para o Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno
22/04/2025
ULS de Matosinhos alerta para comunicação fraudulenta em nome do Hospital
22/04/2025
Leça FC SAD, Leça FC e projeto “Leça Social” distinguidos pelo compromisso com os valores éticos no desporto
21/04/2025
Paços do Concelho atribui distinções honoríficas no Dia da Liberdade
21/04/2025