A Câmara Municipal de Matosinhos prestou ontem uma homenagem aos restaurantes familiares que asseguram a continuidade de um legado gastronómico único, passando a tradição de pais para filhos.
Durante um encontro promovido pela Autarquia para um diálogo aberto em torno do setor da Restauração, foram entregues os galardões “Herança com Sabor”, reconhecendo o papel destes estabelecimentos na preservação da identidade e cultura gastronómica de Matosinhos.
Os restaurantes homenageados foram Aliança, Atlântico, Bar Azul, Barraquinha Original, Casa Açoreana, Casa Serrão, D. Zeferino, Dona Odete Hamburgueria, Marisqueira Majára, Maria Moita, Mariazinha, Marisqueira Antiga, Marisqueira dos Pobres, O Gaveto, Olhinhos de Polvo, Portaló, Ramada do Mar, A Ramadinha, Requinte Francesinhas, Paquete, Teresa, Ribatejo, Taberna 15 e Vagas Bar.
Além da cerimónia de homenagem, o encontro serviu para apresentar os resultados da estratégia de valorização e promoção gastronómica do concelho. Foram discutidas as ações realizadas, como a campanha “Matosinhos, World’s Best Fish”, eventos como o Rally Fish, o Menu Degustar Matosinhos, o Brunch On the Best Side, o Festival Gastronómico Vegetariano de Matosinhos, e a Academia de Capacitação.
Foi também momento de auscultar as preocupações, as dificuldades no dia a dia e as sugestões que os empresários da restauração presentes trouxeram para a mesa.
Entre as preocupações manifestadas, destaque para a necessidade de mão de obra e mais qualificada, de captação de jovens para o setor, de reorganização em algumas artérias quer do estacionamento quer da circulação automóvel, de melhorias na rede de transportes públicos, nomeadamente horário e frequência, para servir os trabalhadores do setor, de fiscalização da limpeza em determinadas ruas onde existe maior concentração de resíduos dos restaurantes, etc.
A grande novidade foi a apresentação do Guia Gastronómico de Matosinhos, da autoria de Nelson Carvalheiro, que reúne as histórias e os sabores de cerca de 350 restaurantes do concelho. O guia não só dá a conhecer os restaurantes e os seus pratos, mas também sugere o que fazer, o que visitar e onde ficar em Matosinhos. Um verdadeiro tributo à diversidade gastronómica da cidade e ao papel fundamental da restauração na atração de turistas e no fortalecimento da economia local.
O guia será distribuído em pontos estratégicos, como postos de turismo, no Terminal de Cruzeiros de Leixões e no aeroporto Francisco Sá Carneiro, além de ser promovido nas redes sociais, feiras nacionais e internacionais e publicações especializadas.
A Câmara Municipal de Matosinhos agradece a todos os restauradores homenageados por continuarem a manter viva a nossa tradição gastronómica e por projetarem Matosinhos como um destino de excelência.
Fonte/Foto: CM Matosinhos