Em
A Voz de Matosinhos

2024/11/11

Rede Social de Matosinhos comemorou 25 anos de existência

Concelho

A promoção do desenvolvimento social integrado do concelho de Matosinhos esteve na origem da constituição, em 1999, da Rede Social de Matosinhos por iniciativa da autarquia.
25 anos volvidos, são cerca de 180 as entidades públicas e privadas que, de forma articulada, numa ótica de otimização dos recursos existentes, trabalham para a erradicação da pobreza e da exclusão social, procurando contribuir para uma maior coesão social do território.
A Rede Social de Matosinhos é constituída pelo Conselho Local de Ação Social (CLAS), que define e aprova as linhas de intervenção social no concelho, pelo Núcleo Executivo, que organiza e coordena a intervenção social no concelho e operacionaliza as decisões do CLAS, e pelas Comissões Sociais de Freguesia, que organizam e coordenam a intervenção social em cada freguesia.
Para o efeito, foi necessário fazer o Diagnóstico Social (DS), um instrumento que permite efetuar um trabalho mais focado nos problemas diagnosticados no território e delinear ações em conjunto para os solucionar. Atualizado com regularidade (a mais recente atualização será ainda este ano), este documento tem permitido conhecer melhor os problemas sociais do concelho e sua evolução.
Face ao resultado do Diagnóstico Social, foi elaborado um Plano de Desenvolvimento Social (PDS), com sete eixos de intervenção (Educação, Emprego, Habitação, Situações de Risco, Saúde, Equipamentos e Respostas Sociais e Envelhecimento), que evoluíram para outros como Governação, Comunicação, Qualificação; Garantia de direitos; Intergeracionalidade; Cidadania e Participação.
O Plano de Desenvolvimento Social é materializado através de Planos de Ação que contemplam um conjunto diversificado de atividades junto da população de Matosinhos. A Rede Social de Matosinhos está atenta a realidades sociais associadas à violência doméstica, à saúde mental, ao envelhecimento da população, à toxicodependência, à inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade, às dificuldades no acesso à habitação, à integração de migrantes, à igualdade de género, entre outras.
Ao longo dos 25 anos da Rede Social de Matosinhos, foram elaborados cinco PDS, o último dos quais relativo ao período 2021- 2024 e organizado por quatro eixos: Governação Integrada, Desafios Demográficos, Qualificação das Pessoas e Organizações, e Coesão Social e Cidadania. O próximo PDS 2025-2027 irá centrar-se em Direitos, como educação, emprego, saúde, igualdade, proteção social, e terá como grupos-alvo idosos, crianças, pessoas com deficiência, pessoas sem abrigo e migrantes.

 

Fonte/Foto: CM Matosinhos

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Agenda para este fim de semana no concelho de Matosinhos
21/08/2025
The Ocean Race Europe prosseguiu no Terminal de Cruzeiros de Leixões
21/08/2025
Leceiro eleito MVP Under Blue após golo decisivo frente ao Florgrade
20/08/2025
Porto de Leixões recebe Corrida Oceânica da Europa ao longo da deslumbrante costa atlântica
20/08/2025
Hospital Pedro Hispano (UCIP) arrancou com projeto de Terapia Assistida por Animais
19/08/2025
Casa de candidato da AD em Matosinhos atingida a tiro
19/08/2025
Armada do Mar e Benfica B em divisão de pontos no duelo do Seixal
18/08/2025
AA Aposentados de Leça da Palmeira comemoram 25 anos da Instituição
18/08/2025