O passado fim de semana ficou marcado pela realização de alguns eventos de âmbito desportivo no concelho.
No sábado, o Proa Climbing Contest, em Matosinhos, celebrou o seu 1º aniversário da melhor forma, com a realização de uma competição internacional de escalada.
Com 30 blocos, de diversos graus de dificuldade, a iniciativa contou com cerca de 70 participantes de diversas nacionalidades.
No fim de semana, a praia de Matosinhos, mesmo sob condições adversas, recebeu a 3.ª etapa do Campeonato Nacional de Longboard com 40 atletas a disputarem uma das mais importantes provas do calendário de desportos de ondas.
António Dantas, Raquel Bento e Francisco Freitas sagraram-se os vencedores, respetivamente nos escalões Open, feminino e masculino, e sub 18.
O evento, incluído no cartaz da 10.ª edição do Porto&Matosinhos Wave Series, foi organizado pela Onda Pura Surf Center em colaboração com as câmaras municipais do Porto e de Matosinhos, e com o apoio da Federação Portuguesa de Surf e da Matosinhos Sport.
Em Leça do Balio, a AEPM - Associação Equiterapêutica do Porto e Matosinhos inaugurou no passado sábado o seu novo CEI – Centro Equestre Integrado.
A iniciativa reuniu cavaleiros de algumas escolas de equitação do norte de Portugal numa “poule solidária” cuja receita reverteu, na íntegra, para a AEPM.
As novas instalações do CEI situam-se na Quinta do Catassol, em Leça do Balio, local que é hoje a casa da AEPM, instituição fundada em março de 2010 com o objetivo de tornar a Terapia Assistida com Cavalos acessível a todos os indivíduos com deficiência ou incapacidade, desde os campos de férias inclusivos, levados a cabo com os serviços da autarquia, à competição dos Special Olympics Portugal.
Desde 2014, é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), certificada pela ERS (Entidade Reguladora da Saúde) e reconhecida pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude).
Fonte/Foto: CM Matosinhos