O Ciclo de Piano, no feminino, que integrou a Temporada de Música Clássica de 2024 preparada pela Câmara Municipal de Matosinhos chegou ao fim, no passado sábado, com o concerto de Sara Vaz no CARA (Centro de Alto Rendimento Artístico) da Orquestra Jazz de Matosinhos, um espaço performativo e uma estrutura de investigação localizado no quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos.
No último concerto deste ciclo, Sara Vaz apresentou-nos um programa bastante eclético em termos de geografia e forma musical. Foi possível escutar obras do compositor espanhol Enrique Granados (1867-1916), as Oito Valses Poeticos (1894/1900) e o Allegro de Concierto em Dó sustenido maior op.46 (1903); obras do compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992), a Milonga del Ángel (1962/65) e a La Muerte del Ángel (1962/65); e obras dos compositores portugueses Alexandre Rey Colaço (1854-1928), dois fados, Fado n.º1 (1895) e Fado n.º3, Hylario (1895), e António Victorino D’Almeida (1940), Três Momentos Sentimentais op.101, I, II e III (1995).
Recorde-se que o Ciclo de Piano, Música em Matosinhos 2024, apresentou-nos quatro recitais que foram protagonizados por quatro instrumentistas femininas nacionais - Diana Botelho Vieira, Marta Menezes, Luísa Tender e Sara Vaz - cujos percursos artísticos merecem o nosso reconhecimento e atenção.
Fonte/Foto: CM Matosinhos