Em
A Voz de Matosinhos

2024/10/08

Quarteto de Cordas de Matosinhos leva música clássica prisões, escolas e lares

Concelho

No âmbito da sua missão de promoção da educação cultural, o Quarteto de Cordas de Matosinhos tem vindo a realizar uma série de pequenos concertos nos estabelecimentos de ensino do concelho. O objetivo é levar a música clássica ao público infantojuvenil, conquistando, desde cedo, o interesse e gosto por esta expressão artística, estimular a cultura musical e democratizar o acesso à música e à cultura.
Face ao resultado positivo a Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com o Quarteto de Cordas de Matosinhos, decidiu levar este projeto a outras comunidades, promovendo a inclusão e o acesso à cultura para todos.
Assim, ao longo do mês de outubro, além de escolas, o Quarteto de Cordas de Matosinhos atua em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Centros de Dia e de Convívio, e Estabelecimentos Prisionais localizados no concelho, num total de 20 “Concertos na Comunidade”.
Criado pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2007, o Quarteto de Cordas de Matosinhos é uma formação musical que tem vindo a desenvolver um importante trabalho de preservação da herança musical portuguesa, interpretando obras menos conhecidas e abraçando novas obras de compositores contemporâneos. 
Composto por Vítor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo), o Quarteto de Cordas de Matosinhos conquistou em 2014 o Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos, tendo realizado uma tournée de 16 concertos em algumas das mais importantes salas de concerto europeias, como o Barbican em Londres, o Concertgebouw em Amesterdão, o Musikverein em Viena, as Philharmonies de Hamburgo e Colónia e a Konzerthaus de Dortmund. 
Em Portugal, atua regularmente nas maiores salas de concerto portuguesas, como a Casa da Música, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro Cultural de Belém, e colabora com alguns dos mais destacados músicos portugueses, tais como Pedro Burmester, António Rosado, Miguel Borges Coelho, António Saiote, Paulo Gaio Lima e Pedro Carneiro.
Ainda a nível nacional, destaque para a conquista do Prémio Jovens Músicos da RDP e do Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”. 
Os membros do Quarteto de Cordas de Matosinhos estudaram na Academia Nacional Superior de Orquestra e aperfeiçoaram a sua arte em várias escolas de prestígio, incluindo a Escuela Superior de Música Reina Sofía (Madrid), a Northwestern University (Chicago) e o Conservatório de Sion (Suíça). Tiveram ainda uma formação especializada no Instituto Internacional de Música de Câmara de Madrid, onde estudou com Rainer Schmidt (violinista do Quarteto Hagen), além de trabalhar em masterclasses com membros de grandes quartetos de cordas, como Alban Berg, Lasalle, Emerson, Melos, Vermeer, Kopelman e Talich. 


Fonte/Foto: CM Matosinhos
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Ponte Móvel de Leixões interdita à circulação pedonal
2/02/2026
Município reforça compromisso com a proteção das crianças e a inclusão social
2/02/2026
Arrancam obras de requalificação da Avenida D. Afonso Henriques
30/01/2026
Três arguidos por furto de relógio avaliado em 8 000 euros no concelho
30/01/2026
Frentes Ribeirinhas vão ser geridas pelos Município de Matosinhos, Porto e Gaia
29/01/2026
Agenda para este fim de semana no concelho de Matosinhos
29/01/2026
Voluntariado Jovem promove hábitos de cidadania na comunidade estudantil
28/01/2026
Leixões e Benfica B sem golos no Estádio do Mar
28/01/2026