O Canitrail Cãominhada é uma iniciativa que privilegia a prática de exercício físico, convívio e a promoção da adoção de animais abandonados. O evento tem como missão promover a adoção responsável e contribuir para a sensibilização da comunidade para a problemática do abandono animal.
No Canitrail Cãominhada de Matosinhos deste ano, foi possível participar de três formas: Canitrail, Cãominhada e Canitrail Kids (para crianças de 5 a 13 anos). Os participantes formaram equipas com os seus amigos de quatro patas e fizeram as provas. Para quem não tem amigos patudos, no CROAM e na MIDAS estavam alguns à espera de um tutor para participar nos vários desafios
Organizado pela União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, e a FunEvents, a prova contou com a parceria do Centro de Marcha e Corrida da União de Freguesias, do CROAM - Centro de Recolha de Animais de Matosinhos, da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
A iniciativa teve um cariz solidário, revertendo o valor das inscrições integralmente a favor da Associação Midas.
Também em pleno Dia Mundial dos Animais, o Município de Matosinhos lançou uma iniciativa para fazer jus à síndrome de Noé e às adversidades de saúde pública criadas pelos acumuladores de animais.
A equipa é composta por profissionais do serviço veterinário municipal, da autoridade de saúde e ação social. Segundo a mesma fonte, em Matosinhos existem, aproximadamente, 12 casos a precisar “de intervenção urgente”.
Para além da solidão e do isolamento social, o desemprego e os traumas de vida são alguns dos fatores associados aos acumuladores de animais.
A veterinária ressalva ao mesmo jornal que se trata de “um processo complexo”, que necessita de apoio psicológico, que em Matosinhos é garantido pela ação social. Por isso, pede “à população que não assobie para o lado e ajude a sinalizar os casos. Todos podem ser agentes de mudança e colaborar para que as situações se resolvam”.