Na madrugada do dia 25 de Abril, pela 01h00, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery apresenta “A Noite”, de José Saramago, uma produção própria interpretada pelo Grupo de Teatro de Jornalistas do Norte.
Trata-se de uma adaptação por Simão Freitas e João Gaspar do texto teatral de José Saramago que decorre na redação de um jornal próximo do regime do Estado Novo, durante a noite de 24 para 25 de abril de 1974, à medida que chegam as informações do golpe e é preciso que sejam transformadas em notícias.
Com encenação de Jorge Louraço Figueira e Leonor Wellenkamp Carretas, a peça integra o Ciclo “A NOITE- cenas da Revolução de 25 de Abril”. Haverá também sessões nos dias 27 de abril (21h30) e 28 de abril (16h00).
Ao longo do dia, terão lugar as cerimónias oficiais comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Pelas 10h30, no exterior do Edifício dos Paços do Concelho, irá realizar-se a cerimónia do hastear de bandeiras, seguindo-se, pelas 11h00, a Assembleia Municipal de Matosinhos comemorativa do 25 de Abril, na Sala de Sessões Pública.
À tarde, pelas 15h00, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe a cerimónia de atribuição de medalhas e distinções honoríficas. Este ano, a Câmara Municipal presta homenagem ao Movimento Associativo de Matosinhos, distinguindo 141 dirigentes associativos que exerceram funções de presidente de associações e/ou coletividades de Matosinhos durante dez anos com a Medalha de Honra de Matosinhos (Dourada).
A fechar o dia 25 de Abril, destaque para o espetáculo “Cabaret Constantino” pela companhia RÉPTIL Artes Performativas, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery a partir das 21h30.
Fonte: CM Matosinhos