Em
A Voz de Matosinhos

2023/10/11

Porto de Leixões adia decisão sobre novo Terminal de Contentores

Freguesias

Início da construção do novo terminal de contentores em Leixões aguarda a conclusão dos estudos relativos à sua possível localização nos atuais terminais norte e petrolífero.

A construção do novo terminal de contentores no Porto de Leixões, enfrenta um novo adiamento. João Neves, presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), anunciou durante a «Porto Maritime Week» que a decisão de investimento dependerá da comparação entre a transformação do terminal multiusos existente e a construção praticamente de raiz de um novo terminal na zona Norte do porto.

O estudo preliminar para a expansão do terminal de contentores Norte, atualmente operado pelo grupo Yilport, estabelece planos para uma frente de cais com comprimento entre 720 e 860 metros, terraplenos que variam de 25,5 a 26,7 hectares, duas linhas ferroviárias com 430 metros de extensão e uma capacidade anual de um milhão de TEU (unidades equivalentes a vinte pés). Essa infraestrutura poderá acomodar navios com 15,5 metros de calado e 324 metros de comprimento.

A APDL pretende agora conduzir estudos adicionais na nova localização até alcançar um ponto de comparação semelhante ao realizado para o projeto do terminal multiusos. Só após essa avaliação mais aprofundada, a decisão de investimento será tomada.

Comparando com as dimensões limitadas do terminal Multiusos, a nova localização oferece uma muito maior capacidade operacional. Mas custará provavelmente mais dinheiro e demorará mais tempo a concretizar. Sendo que, entretanto, já passou mais de uma década…  O novo compasso de espera poderá, assim, resultar numa melhor solução para o porto.

A transformação do terminal multiusos, cuja inauguração ocorreu em setembro de 2010, num terminal de contentores foi anunciada em outubro de 2011, mas o projeto ainda não foi concretizado. No ano passado, pouco antes de deixar o cargo, Nuno Araújo, então presidente da APDL, declarou que todos os preparativos estavam concluídos para iniciar a construção e que as disputas com a Yilport sobre a exclusividade da operação de contentores no porto de Leixões haviam sido resolvidas.

Entretanto, Robert Yildirim, líder da Yilport, reafirmou em entrevista ao Transportes & Negócios e à Agepor que o grupo turco não abdica da sua exclusividade e, em vez disso, projeta investir entre 500 milhões e um bilhão de euros num novo terminal Norte.

O novo Plano Estratégico do Porto de Leixões está prometido para março do próximo ano.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Camilo Castelo Branco evocado pelo MOONtosinhos em noite de lua cheia
13/06/2025
Jardins da Biblioteca Florbela Espanca recebe concerto de José Pinhal Post-Mortem Experience
13/06/2025
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
12/06/2025
Autarca de Matosinhos em destaque na cimeira internacional nos grandes desafios globais
12/06/2025
Projetos dos vencedores da 2.ª edição do OP Matosinhos financiados em 200 mil euros
11/06/2025
Radares da PSP | Matosinhos | junho 2025
11/06/2025
Bandas de música desfilam no arraial do Senhor de Matosinhos
9/06/2025
Festa de Final do Ano reuniu cerca de 500 alunos do concelho
9/06/2025