Em
A Voz de Matosinhos

2023/10/11

Porto de Leixões adia decisão sobre novo Terminal de Contentores

Freguesias

Início da construção do novo terminal de contentores em Leixões aguarda a conclusão dos estudos relativos à sua possível localização nos atuais terminais norte e petrolífero.

A construção do novo terminal de contentores no Porto de Leixões, enfrenta um novo adiamento. João Neves, presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), anunciou durante a «Porto Maritime Week» que a decisão de investimento dependerá da comparação entre a transformação do terminal multiusos existente e a construção praticamente de raiz de um novo terminal na zona Norte do porto.

O estudo preliminar para a expansão do terminal de contentores Norte, atualmente operado pelo grupo Yilport, estabelece planos para uma frente de cais com comprimento entre 720 e 860 metros, terraplenos que variam de 25,5 a 26,7 hectares, duas linhas ferroviárias com 430 metros de extensão e uma capacidade anual de um milhão de TEU (unidades equivalentes a vinte pés). Essa infraestrutura poderá acomodar navios com 15,5 metros de calado e 324 metros de comprimento.

A APDL pretende agora conduzir estudos adicionais na nova localização até alcançar um ponto de comparação semelhante ao realizado para o projeto do terminal multiusos. Só após essa avaliação mais aprofundada, a decisão de investimento será tomada.

Comparando com as dimensões limitadas do terminal Multiusos, a nova localização oferece uma muito maior capacidade operacional. Mas custará provavelmente mais dinheiro e demorará mais tempo a concretizar. Sendo que, entretanto, já passou mais de uma década…  O novo compasso de espera poderá, assim, resultar numa melhor solução para o porto.

A transformação do terminal multiusos, cuja inauguração ocorreu em setembro de 2010, num terminal de contentores foi anunciada em outubro de 2011, mas o projeto ainda não foi concretizado. No ano passado, pouco antes de deixar o cargo, Nuno Araújo, então presidente da APDL, declarou que todos os preparativos estavam concluídos para iniciar a construção e que as disputas com a Yilport sobre a exclusividade da operação de contentores no porto de Leixões haviam sido resolvidas.

Entretanto, Robert Yildirim, líder da Yilport, reafirmou em entrevista ao Transportes & Negócios e à Agepor que o grupo turco não abdica da sua exclusividade e, em vez disso, projeta investir entre 500 milhões e um bilhão de euros num novo terminal Norte.

O novo Plano Estratégico do Porto de Leixões está prometido para março do próximo ano.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
24/04/2025
Prisão preventiva em Matosinhos por furto de veículo e condução sem habilitação legal
24/04/2025
Leixões Sport Club | Modalidades | Resultados Semanais
23/04/2025
Feira da Proteção Civil de Matosinhos decorreu no Parque Basílio Teles
23/04/2025
Atleta do Leixões SC qualificado para o Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno
22/04/2025
ULS de Matosinhos alerta para comunicação fraudulenta em nome do Hospital
22/04/2025
Leça FC SAD, Leça FC e projeto “Leça Social” distinguidos pelo compromisso com os valores éticos no desporto
21/04/2025
Paços do Concelho atribui distinções honoríficas no Dia da Liberdade
21/04/2025