Em
A Voz de Matosinhos

2025/01/17

Polo de Matosinhos reforça parceria com Instituto do Mar e da Atmosfera

Concelho

A Câmara Municipal de Matosinhos assinou hoje um protocolo de cooperação com o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), numa sessão inserida nas comemorações do 13º aniversário daquela instituição.
O protocolo tem como objetivo estabelecer uma parceria nos domínios da previsão meteorológica e da proteção civil a nível municipal, mas também no apoio à implementação de programas de literacia azul nas escolas do concelho, na realização de ações de sensibilização sobre as medidas de adaptação a tomar face às alterações climáticas, e no apoio científico e tecnológico ao desenvolvimento da economia azul, nomeadamente no contexto do Hub Azul Portugal.
Na sua intervenção, a presidente da Câmara de Matosinhos salientou que, no quadro do combate às alterações climáticas, o município assumiu o compromisso de assegurar a neutralidade carbónica no seu território até 2030 e implementar as medidas de adaptação climática definidas no seu Programa de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas.
O Plano Municipal de Ação Climática, aprovado no ano passado, identificou as principais vulnerabilidades e riscos climáticos do território, atuais e futuros, e os principais impactos negativos previsíveis. O documento definiu 64 medidas de adaptação necessárias, entre as quais a monitorização, informação e sensibilização da população residente e a implementação, a preservação da orla costeira e a salvaguarda das zonas costeiras.
Luísa Salgueiro destacou que, para concretizar estas medidas é fundamental a parceria com instituições como o IPMA e o CIIMAR (Centro Interdisciplinar e de Investigação Marinha e Ambiental) da Universidade do Porto em iniciativas que promovam a sensibilização e o envolvimento das comunidades relativamente às matérias que digam respeito ao oceano e à atmosfera.
Também hoje foi assinada a adenda ao protocolo estabelecido entre o IPMA e o CIIMAR.
O documento prevê um reforço de equipamentos, designadamente de laboratórios de microbiologia, de biotoxinas marinhas e de metais contaminantes, e de recursos humanos qualificados oriundos do CIIMAR.
Para o efeito, o Pólo de Matosinhos do IPMA será alvo de uma empreitada de requalificação do interior das atuais instalações, num valor previsto superior a 150 mil euros e um prazo de execução estimado de cinco meses. A empreitada será executada de forma faseada, assegurando o normal funcionamento da instituição. O projeto abrangerá os laboratórios de microbiologia, de biotoxinas, de biotecnologia pesqueira, de crescimento, de identificação de espécies marinhas, de química e de isótopos, e o auditório multiusos.


Fonte/Foto: CM Matosinhos
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Torregri classifica cinco Cadetes Leixonenses para Estágio
17/04/2025
Escritor Mia Couto no encerramento do LeV Literatura em Viagem
17/04/2025
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
16/04/2025
Quatro detidos pela PJ por crimes violentos em Matosinhos
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Matosinhos assinala 51 Anos de Liberdade em Portugal
15/04/2025
Final Four da Taça de Futsal vai jogar-se no Pavilhão Municipal de Custóias
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025