Um concerto que não deve perder, no próximo sábado, no Estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos.
O pianista e compositor Mário Laginha abre, no próximo sábado, dia 25 de outubro, o Ciclo de Piano 2025, integrado na programação de Música Clássica promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos.
O concerto terá lugar no Estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos, na Real Vinícola, pelas 18h00, com entrada livre (limitada à lotação do espaço).
Com uma carreira que se estende por mais de quatro décadas, Mário Laginha é uma das figuras mais reconhecidas da música portuguesa. Embora amplamente associado ao jazz, a sua obra transcende géneros, cruzando influências do Brasil, da Índia e de África, bem como do pop, do rock e da música clássica que marcou a sua formação.
O programa do concerto inclui apenas composições originais do pianista, entre as quais “Fuga”, “Sol”, “Berenice”, “Fado”, “Tanto Espaço”, “Do lado de lá do Mar”, “Do lado de cá do Mar”, “Um Choro Feliz” e “Despedida”.
Ao longo da sua notável trajetória, Laginha tem colaborado com artistas de renome nacional e internacional, como Maria João, Pedro Burmester, Bernardo Sassetti, Julian Argüelles, Helge Norbakken, Wolfgang Muthspiel, Gilberto Gil e Dino Saluzzi, entre muitos outros. Compositor versátil, escreveu para orquestras e grupos de prestígio, como a Hamburg Radio Big Band, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Sinfónica do Porto, além de assinar música para cinema e teatro.
Recentemente, foi o artista em destaque na Spotlight Series da Berklee College of Music, reconhecimento que reforça o seu prestígio e influência no panorama musical internacional.
O Ciclo de Piano 2025 prossegue, nos meses seguintes, com concertos de Francisco Sassetti (8 de novembro), Sérgio Azevedo (22 de novembro) e João Salcedo (13 de dezembro), sempre no Estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos.
Fonte/Foto: CM Matosinhos