No primeiro sábado de setembro, a Unidade de Endocrinologia Pediátrica da ULSM promoveu o evento “Marés da Diabetes”, um convívio especialmente dedicado a crianças e jovens com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) e às suas famílias, seguidos nas consultas do Hospital Pedro Hispano.
O dia começou com uma aula de hidroginástica, seguida de um almoço convívio e várias atividades lúdicas, como “Celebrar as tuas conquistas” e “Jogos tradicionais”, entre outras.
Estes momentos anuais, que juntam sempre a equipa de profissionais da Unidade, proporcionaram não só diversão, mas também oportunidades de partilha de experiências e aprendizagens entre os participantes.
Durante o evento foram revistos na prática aspetos fundamentais da gestão da DM1, como a atuação perante o exercício físico, a prevenção e resposta a hipoglicemias, e a alimentação saudável, com destaque para a contagem de hidratos de carbono.
Estes encontros são essenciais para promover autoestima, autonomia, segurança e inclusão, ajudando a combater o isolamento que a doença pode causar. Além disso, são momentos que fortalecem redes de interajuda familiar e incentivam a formação de líderes entre os adolescentes, que se tornam modelos inspiradores para os mais novos.
Fonte/Foto: Hospital Pedro Hispano