No próximo sábado, dia 9 de agosto, pelas 22h00, à Praia da Memória, em Perafita, recebe Pedro Abrunhosa regressa para mais um concerto integrado na sua digressão nacional, recordando os seus grandes êxitos e dando a conhecer novas músicas em que tem vindo a trabalhar.
Natural do Porto, Pedro Abrunhosa iniciou o percurso musical na área da música erudita, tendo estudado Análise, Composição e História da Música com Álvaro Salazar, Jorge Peixinho e Cândido Lima. Integrou o Grupo de Música Contemporânea de Madrid e, mais tarde, aprofundou os estudos de jazz, tocando com músicos como Todd Coolman, Joe Hunt, Wallace Rooney, Paul Motion, Bill Frisell e Joe Lovano.
Foi fundador da Escola de Jazz do Porto, da “Cool Jazz Orchestra” e da banda “Bandemónio”, com a qual gravou o primeiro álbum, Viagens, lançado em 1994. O disco alcançou um impacto significativo e contou com a colaboração de Maceo Parker.
Seguiram-se os álbuns Tempo (1996), Silêncio (1999), Momento (2002), o álbum triplo ao vivo Palco (2003), Intimidade (2005), gravado na inauguração da Casa da Música, e Luz (2007). Em 2010, criou os Comité Caviar e, a partir dos BoomStudios, lançou Longe (2010), Contramão (2013) e Espiritual (2019).
Ao longo da carreira, Pedro Abrunhosa realizou centenas de concertos em Portugal e no estrangeiro, tendo sido distinguido com diversos prémios nacionais, entre os quais três Globos de Ouro, o Prémio SPA Pedro Osório, o Prémio Bordallo da Imprensa, o Prémio Play Vodafone e a Medalha de Ouro de Mérito Cultural do Município de Gaia.
Fonte/Foto: CM Matosinhos