É na próxima sexta-feira, dia 28 de novembro, que arranca a quadra natalícia 2025 no concelho de Matosinhos.
Às 18h00, abre ao público a Aldeia de Natal, na Praça Guilherme Pinto. Até 6 de janeiro, o espaço terá equipamentos temáticos, mercadinho de Natal, comboio, roda gigante, carrosséis, espaços de leitura e oficinas, animação itinerante e zonas de convívio. O local terá ainda uma árvore de Natal com cerca de 30 metros, que integra um espetáculo de luz em vários horários diários.
Pelas 18h30, haverá a inauguração oficial das iluminações de Natal junto ao Edifício dos Paços do Concelho. Até 7 de janeiro, realiza-se diariamente o espetáculo de som e luz, com sessões programadas ao longo da tarde e noite.
Por sua vez, nas freguesias, as iluminações serão ligadas nos seguintes horários: Lavra (17h30), Perafita (17h45), Custóias (19h15), Guifões (19h30), Leça do Balio (19h45), Leça da Palmeira (20h00), Santa Cruz do Bispo (20h15) e Senhora da Hora (20h30). Em S. Mamede de Infesta, as luzes serão ligadas como habitualmente no dia 1 de dezembro, coincidindo com o desfile de Pais Natal.
Este ano, as iluminações de Natal terão como tema “Ondas de luz e Magia do Natal”. No total, serão mais de 16,8 quilómetros de iluminação, 1,7 milhões de lâmpadas LED e 1.740 peças luminosas, bem como elementos tridimensionais, infraestrutura digital e pontos de visibilidade diurna.
Entre as soluções criadas para espaços emblemáticos incluem-se uma experiência de fotografia 360º no Mercado de Matosinhos, aplicações de realidade aumentada, iluminação inspirada nas marés na Rotunda da Anémona, sistemas luminosos inovadores no Largo do Souto e na Rua Ló de Ferreira, e a “Passagem de Luz e Cor”, presente em todas as freguesias.
Também na sexta, pelas 19h00, será inaugurada a FaMa – Feira de Artesanato de Matosinhos, que estará patente no Parque Basílio Teles até 23 de dezembro. O mercado reúne cerca de 80 expositores de todo o país com produtos alimentares, artesanato, livros, moda, joalharia e artigos de design. O acesso é livre.
Já o tradicional concerto de Natal está marcado para 18 de dezembro, na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, interpretado pelo Ensemble Vocal Pro Musica. O programa reúne repertório natalício e sacro dos séculos XVII a XXI. A entrada é livre, limitada à capacidade do espaço.
Outros destaques da programação de Natal deste ano é a Feira do Livro Municipal, que se distribui pelo Museu da Quinta de Santiago, Museu da Memória de Matosinhos e Galeria Municipal até 21 de dezembro. O programa integra conversas, sessões dedicadas a famílias, leitura pública e atividades paralelas.
Em dezembro, chega também a Festa da Poesia, que, entre os dias 3 e 8, reúne autores, músicos e intérpretes em debates, oficinas e apresentações em vários espaços culturais.
Para o público jovem, as Casas da Juventude dinamizam entre 17 de dezembro e 2 de janeiro um programa de pausas letivas com workshops de robótica, atividades desportivas, artes circenses, visitas e o espetáculo no gelo. A participação é sujeita a inscrição semanal.
No comércio tradicional, dois concursos marcam o período natalício: o “Montras de Natal”, entre 1 de dezembro e 6 de janeiro, com votação pública e prémios monetários, e o concurso “Melhores Vizinhos de Matosinhos”, que atribui vales de compras aos participantes mais assíduos nos estabelecimentos aderentes.
Os mercados municipais promovem várias iniciativas, incluindo showcookings dedicados ao Natal, oficinas criativas, atividades para crianças e sessões de ilustração ao vivo. Realiza-se ainda o Mercado Mini Porto Belo, em duas edições, com compra e venda de brinquedos e artigos infantis por crianças.
O programa integra ainda ações físicas e desportivas nas piscinas municipais, eventos associativos, torneios juvenis, feiras temáticas e atividades formativas nos equipamentos culturais.
Fonte/Foto: CM Matosinhos