Em
A Voz de Matosinhos

2024/11/25

Nuno Portas homenageado no 7.º aniversário da Casa da Arquitectura

Concelho

A homenagem ao arquiteto e urbanista Nuno Portas, figura de proa no desenho das linhas políticas para habitação, reabilitação urbana e urbanismo do Portugal democrático, foi o ponto alto das comemorações do 7.º aniversário da Casa da Arquitectura, que decorreram no passado fim de semana.
Nuno Portas estudou no Instituto Nun'Alvares e na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde se licenciou em Arquitetura em 1959. Foi colaborador de Nuno Teotónio Pereira no Atelier da Rua da Alegria de 1957 a 1974, ano em que assume o cargo de Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo (1974-1975), procedendo ao lançamento do SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local, um programa estatal com o objetivo de atender às necessidades habitacionais de populações desfavorecidas no país que veio a tornar-se uma referência impar na história da arquitetura nacional e até internacional em termos de participação popular em processos de desenho habitacional e urbano.
Foi investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil entre 1963 e 1981, onde fundou o Núcleo de Pesquisa de Arquitetura, Habitação e Urbanismo (1965). Lecionou em várias instituições, fundando o curso de Arquitetura do Porto e lançando o mestrado em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano.
Exerceu crítica de Arquitetura em várias revistas portuguesas e estrangeiras, tendo recebido o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de crítica de Arte em 1965. Dirigiu, de 1958 a 1970, a revista «Arquitectura». Publicou, em 1984, «Portogallo Architettura 1965-1990».
Entre 1980 e 1983 foi coordenador do planeamento intermunicipal de Madrid – área metropolitana e foi consultor de vários planos de ordenamento urbanístico em Portugal e Espanha.
Foi consultor das Nações Unidas e da União Europeia tendo também colaborado com a República de Cabo Verde na preparação da sua primeira legislação urbanística. Foi eleito vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (1989-1994) e membro da Assembleia Municipal de Vila Viçosa.
A Casa da Arquitectura decidiu atribuir a Nuno Portas o título de Associado Honorário 2024. A distinção foi entregue por Elisa Ferreira, Comissária Europeia da Coesão e Reformas a André Portas, neto de Nuno Portas.
Seguiu-se uma conversa sobre “Nuno Portas: Arquiteto, Urbanista, Historiador, Crítico, Político”, inserida no programa paralelo da exposição “O que faz falta. 50 anos de arquitetura portuguesa em democracia”, com a participação de Alexandre Alves Costa, Elisa Ferreira, Maria Manuel Oliveira, Jorge Figueira e Nuno Sampaio.
Coube à presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o encerramento da sessão.
Do programa das comemorações também fez parte a exposição "Made in Portugal" da MOR Design com peças de alta qualidade, criadas em colaboração com artesãos e designers de renome destacando-se nomes como Álvaro Siza Vieira, Manuel Aires Mateus, Keiji Takeuchi e Kengo Kuma.
A Casa da Arquitectura, recorde-se, abriu as suas portas em 2017 nas instalações da antiga “Real Vinícola”, a primeira unidade industrial de Matosinhos-Sul, edificada entre 1897 e 1901.
Adquirido pela Autarquia, em 2000, o edifício da “Real Vinícola” foi classificado como monumento de interesse público e foi alvo de um intenso programa de reabilitação de forma a adequar o edifício às suas novas funções.
Com um projeto da autoria do arquiteto Guilherme Vaz, a Casa da Arquitectura passou a contar com uma área de 4.700 metros quadrados no interior do quarteirão da “Real Vinícola”, onde também está instalada a Orquestra Jazz de Matosinhos e espaços comerciais.

Fonte/Foto: CM Matosinhos

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Torregri classifica cinco Cadetes Leixonenses para Estágio
17/04/2025
Escritor Mia Couto no encerramento do LeV Literatura em Viagem
17/04/2025
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
16/04/2025
Quatro detidos pela PJ por crimes violentos em Matosinhos
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Matosinhos assinala 51 Anos de Liberdade em Portugal
15/04/2025
Final Four da Taça de Futsal vai jogar-se no Pavilhão Municipal de Custóias
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025