Vários alunos das Escolas Básicas do 1.º ciclo Nogueira Pinto e da Praia fizeram, esta terça-feira, o caminho para a escola de bicicleta
O projeto “Comboios de bicicletas de Matosinhos” arrancou em abril, depois das férias escolares, com sessões semanais nas escolas-piloto que aderiram ao projeto levado a cabo pela Câmara Municipal.
Hoje, alguns alunos das Escolas Básicas do 1.º ciclo Nogueira Pinto e da Praia, em Leça da Palmeira, fizeram o caminho para a escola de bicicleta. Para além destas, neste momento, o projeto está a ser desenvolvido também nas escolas básicas do 1º ciclo do Agrupamento Abel Salazar, nomeadamente a EB1 da Ermida, a EB1 Padre Manuel de Castro e a EB1 de Igreja Velha, em São Mamede de Infesta.
Os números do primeiro mês de funcionamento do projeto “Comboios de bicicletas de Matosinhos” mostram que, com chuva ou sol, aderiram em média 55 pessoas e foram feitas 97 viagens com paragens em vários locais destas freguesias.
O Comboio de Bicicletas é formado por um grupo de crianças que, acompanhadas por monitores formados, os chamados “Maquinistas”, vão para a escola de bicicleta, num percurso e horários pré-definidos, tal como acontece com um comboio regular.
Desenvolvida pela Cooperativa Bicicultura, esta iniciativa da autarquia tem como objetivo promover a mobilidade sustentável, a autonomia das crianças, a educação ambiental e o exercício físico no seu dia a dia.
O projeto vai continuar com sessões semanais nas duas freguesias até ao final do 3º período, no entanto, o objetivo é estender este projeto a outras freguesias e agrupamentos do concelho, já no próximo ano letivo.
Fonte: CM Matosinhos