Em
A Voz de Matosinhos

2023/01/18

Município de Matosinhos garante que casal que dorme há um mês no aeroporto tem recusado apoios

Concelho

A Câmara de Matosinhos garante que o Bruno e Irina, o casal que dorme há mais de um mês no aeroporto, tem recusado vários tipos de apoio.

O Município referiu que "apesar dos vários contactos junto do casal, este tem rejeitado a ajuda, nomeadamente o apoio do Lar Santana para alimentação e higiene".

A autarquia faz ainda saber que foi oferecido a Bruno e a Irina um cartão andante para que se pudessem deslocar ao Lar de Santana, o que sempre recusara, pelo menos até anteontem.

"O casal referiu à equipa, por diversas vezes, estar a tratar da sua situação por meios próprios, sublinhando não necessitarem do apoio da equipa. Aliás, foram várias as vezes em que expressaram essa vontade, quer durante chamadas telefónicas, quer através de SMS. A postura do casal nunca foi de colaboração com os técnicos, mas sim de alguma hostilidade", fez saber a Câmara.

De igual modo, o Município referiu que "foi contactada a família de Irina, que aceitou apoiá-la individualmente, contudo, a utente recusa esse apoio". "Irina recusa, ainda, a hipótese de acolhimento temporário nos mesmos moldes", comunicou o Município ao JN.

Em todo o caso, a mesma entidade faz saber que só anteontem o casal aceitou "os andantes e o apoio do Lar, assim como o encaminhamento para requererem o Rendimento Social de Inserção".

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Agenda para este mês de dezembro no concelho de Matosinhos
4/12/2025
Autarquia encerrou o projeto do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
4/12/2025
Radares da PSP | Matosinhos | dezembro 2025
3/12/2025
São Mamede deu início à época natalícia com inauguração da iluminação festiva
3/12/2025
Gala da Educação de Matosinhos reuniu cerca de 700 participantes na Exponor
2/12/2025
Feira de Natal abriu ao público com opções únicas de 80 expositores
2/12/2025
Luísa Salgueiro integra a Champion Mayor da OCDE
28/11/2025
PJ faz detenção por pornografia de menores em Matosinhos
28/11/2025