O Talk Show “O Valor da Igualdade” e lançamento de Guia de Orientação marcam a celebração do compromisso do Município com uma sociedade mais justa e inclusiva
O Dia Municipal da Igualdade, celebrado hoje, dia 24 de outubro, é mais uma oportunidade para reafirmar o compromisso de Matosinhos com a promoção da igualdade entre mulheres e homens e com a construção de uma comunidade mais justa e equitativa.
Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Matosinhos promove duas iniciativas complementares.
Durante o dia, é lançado no site municipal o Guia de Orientação para Profissionais de Intervenção Social em Matéria de Igualdade entre Mulheres e Homens, e, à noite, realiza-se o Talk Show “O Valor da Igualdade”, na Fábrica Vasco da Gama, a partir das 21h30.
O Guia de Orientação é uma ferramenta prática que reúne conhecimentos e orientações úteis para apoiar as equipas técnicas na desconstrução de estereótipos de género e na aplicação de princípios de igualdade, tanto nos momentos de atendimento e acolhimento como no desenvolvimento de projetos locais.
Este documento integra o Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação de Matosinhos 2022-2025, e é financiado pelo Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI), no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
O Talk Show “O Valor da Igualdade”, que se realiza hoje pelas 21h30, na Fábrica Vasco da Gama, contará com a participação da jornalista e realizadora Vanessa Rodrigues, do vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Manuel Albano, e da cantora e compositora Cláudia Pascoal.
Num formato informal e descontraído, o debate abordará temas atuais que vão além das questões de género — como a igualdade no desporto, na saúde e no trabalho — reforçando o valor da igualdade como pilar da democracia e da coesão social.
Esta iniciativa integra a Campanha =Igualigual, atualmente na sua 5.ª edição, que tem como objetivo sensibilizar para a igualdade de género no trabalho e promover valores de pluralismo, inclusão e oportunidades iguais para todas as pessoas.
Fonte/Foto: CM Matosinhos