A implementação do Metrobus em Matosinhos e Leça implica a reorganização dos corredores viários onde será instalada a nova infraestrutura de mobilidade, com ajustes em passeios, separadores, rotundas e zonas ajardinadas. Esta reconfiguração garante a compatibilização entre circulação pedonal, transportes públicos, trânsito automóvel e segurança rodoviária, integrando também uma gestão cuidada do arvoredo existente.
Sempre que possível, as árvores serão relocalizadas. As que se encontram doentes, em fim de ciclo ou implantadas em locais incompatíveis com o novo traçado terão de ser removidas, com base em avaliações técnicas das equipas de arquitetura paisagista e gestão arbórea.
O projeto preserva 518 árvores, prevê a plantação de 265 novas árvores e inclui ainda 1208 novos arbustos, reforçando a diversidade, a resiliência e a continuidade da estrutura verde das avenidas.
Com esta intervenção, Matosinhos e Leça consolidam uma mancha verde mais contínua, funcional e preparada para os desafios ambientais futuros, integrando o Metrobus numa estrutura urbana mais qualificada e ambientalmente mais robusta.
Fonte: CM Matosinhos
Foto: Transportes & Negócios