Em
A Voz de Matosinhos

2024/10/09

Memorial de homenagem aos combatentes de Leça do Balio

Freguesias

O memorial de homenagem aos combatentes de Leça do Balio mortos na guerra do ultramar foi inaugurado no dia 5 de outubro.

A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes com o apoio da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões teve início com concentração em frente ao edifício da Junta de Freguesia de Leça do Balio, local onde foi simbolicamente hasteada a bandeira nacional e tocado o hino nacional pelo grupo coral do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes.

Seguidamente, deu-se início à cerimónia militar com a inauguração e bênção do Memorial (junto ao cemitério de Leça do Balio), toque de sentido, a leitura, em voz alta, dos nomes dos combatentes da freguesia de Leça do Balio mortos na guerra do ultramar e deposição de coroa de flores.

Toque de homenagem aos mortos, minuto de silêncio e cântico de salmo pelo grupo coral do Núcleo, evocação religiosa, toque de alvorada, as intervenções do presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, Tenente Coronel Armando Costa, do presidente da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, e da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e leituras de algumas quadras sobre a paz por alunos do 9º ano da escola básica de Leça do Balio, foram mais alguns dos momentos desta cerimónia de homenagem.

 

Fonte/Foto: CM Matosinhos

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Torregri classifica cinco Cadetes Leixonenses para Estágio
17/04/2025
Escritor Mia Couto no encerramento do LeV Literatura em Viagem
17/04/2025
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
16/04/2025
Quatro detidos pela PJ por crimes violentos em Matosinhos
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Matosinhos assinala 51 Anos de Liberdade em Portugal
15/04/2025
Final Four da Taça de Futsal vai jogar-se no Pavilhão Municipal de Custóias
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025