A Câmara Municipal de Matosinhos assinalou, na segunda-feira, o início das obras de remodelação de dois edifícios abandonados há cerca de 30 anos em S. Mamede de Infesta, no âmbito do programa 1º Direito.
Dentro de 14 meses, os atuais 36 fogos darão lugar a 105 com tipologias habitacionais que variam do T1 ao T3 (T1- 46 fogos, T2- 39, T3- 20).
A intervenção, no valor de 13 milhões de euros, prevê a remodelação integral dos edifícios, com o redesenho de interiores e tratamento exterior de fachadas, a transformação das lojas existentes no nível do R/C e aumento do nível de eficiência no que toca a certificação energética, com a instalação, por exemplo, de 150 painéis fotovoltaicos.
O investimento conta com financiamento do PRR- Plano de Recuperação e Resiliência e faz parte de um vasto programa de soluções que visa responder aos novos desafios na área da Habitação no que diz respeito ao território de Matosinhos.
A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, lembrou que, nos próximos dois anos, 540 fogos de habitação social serão reabilitados e 512 serão construídos de raiz no concelho.
(Fonte: CM Matosinhos)