Em
A Voz de Matosinhos

2024/10/16

Matosinhos dá a conhecer à delegação Iberoamericana investimento no território

Concelho

Na abertura da edição 2024 do “Mês das Empresas”, o município de Matosinhos recebeu, esta terça-feira, uma delegação de autarcas da América Latina, nomeadamente de países como Argentina, Peru, Equador e Costa Rica, e de representantes do CAF- Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caraíbas, organismo formado por 19 países da América Latina e Caraíbas, Portugal, Espanha e 13 bancos privados latino-americanos.

A comitiva iberoamericana foi recebida pela presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, e pela vereadora da Economia, Turismo e Internacionalização, Marta Pontes, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se uma reunião de trabalho no Museu da Memória de Matosinhos (MuMMa).

O objetivo do encontro foi dar a conhecer as potencialidades de investimento no território, mas também partilhar as boas práticas em curso com vista à transformação urbana, sobretudo no que à sustentabilidade diz respeito.

Luísa Salgueiro abordou a aposta na descarbonização da cidade e a estratégia para atingir a neutralidade carbónica no concelho até 2030, mas também a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas. Cerca de 70% das metas previstas para 2030 por Matosinhos foram já alcançadas.

A visita a Matosinhos antecede o seminário “Cidades resilientes, regeneradas e revitalizadas: A biodiversidade e a cultura como oportunidade para a transformação urbana”, que se realiza no dia 16 de outubro, na Casa da América Latina, em Lisboa.

Organizado pelo CAF em colaboração com a Casa da América Latina, câmaras municipais de Lisboa, Cascais e Matosinhos e com o apoio do Ministério das Finanças de Portugal e do AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), este evento pretende abordar os desafios ambientais e sociais que as cidades enfrentam, em áreas como o planeamento, o uso do solo, a gestão da água, a gestão de resíduos, a conservação da natureza no tecido urbano, a valorização dos ativos culturais, entre outras.

De acordo com Christian Asinelli, vice-presidente corporativo de programação estratégica do CAF, o objetivo final da visita a Portugal é conhecer projetos inovadores que possam replicar-se em cidades da América Latina e da Europa, criando sinergias que permitam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos nos dois continentes.

Depois da reunião de trabalho no MuMMa, seguiu-se uma deslocação às instalações da refinaria da Petrogal, em Leça da Palmeira, desativadas desde 2021 e atualmente em processo de desmantelamento, e a apresentação do projeto previsto para o local.

Já em Leça do Balio, a delegação iberoamericana visitou a Lionesa Business Hub onde ficou também a conhecer o projeto da Fundação Livraria Lello.

Promovido pela Câmara Municipal, o programa “Mês das Empresas” consiste na realização de um conjunto de atividades específico para o setor com o objetivo de apoiar a atividade económica e o tecido empresarial do concelho de Matosinhos.

 

Fonte/Foto: CM Matosinhos

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Torregri classifica cinco Cadetes Leixonenses para Estágio
17/04/2025
Escritor Mia Couto no encerramento do LeV Literatura em Viagem
17/04/2025
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
16/04/2025
Quatro detidos pela PJ por crimes violentos em Matosinhos
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Matosinhos assinala 51 Anos de Liberdade em Portugal
15/04/2025
Final Four da Taça de Futsal vai jogar-se no Pavilhão Municipal de Custóias
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025