Em
A Voz de Matosinhos

2024/09/11

Matosinhos com novo viaduto para aliviar o trânsito da A28

Concelho

Artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha terá o nome de avenida Victor Oliveira, em homenagem ao treinador matosinhense.

O novo viaduto sobre a A28 está aberto ao público a partir de hoje. A inauguração aconteceu na manhã de domingo, junto ao Estádio do Mar.

A empreitada teve o valor de 5 milhões de euros, englobando a execução de um novo arruamento com cerca de 500 metros e uma passagem superior sobre a A28 com cerca de 42 metros de vão.

Esta obra, da exclusiva responsabilidade da Câmara de Matosinhos, pretendeu resolver alguns dos problemas de mobilidade existentes em Matosinhos e aliviar o trânsito da A28.

À nova artéria que liga agora a Cruz de Pau e a Barranha, foi atribuído o nome de avenida Victor Oliveira, em homenagem ao treinador de futebol natural de Matosinhos, falecido em 2020. Tem início junto à EB Estádio do Mar, servindo a entrada do topo Norte do Estádio do Mar e o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos com a consequente reformulação da zona de parqueamento, e termina numa nova rotunda na ligação com a rua da Barranha, incluindo ainda a construção de uma passagem superior sobre a A28 com arco superior metálico e com tabuleiro misto aço-betão.

A escolha por este tipo de estrutura foi determinada por critérios estéticos e pela necessidade de execução de uma estrutura leve, autoportante e compacta, características que possibilitaram a sua colocação em apenas uma noite (de 31 de maio para 1 de junho) de modo a não interromper o trânsito nesta via essencial a toda a área metropolitana do Grande Porto.

A cerimónia de inauguração, com o corte simbólico de uma fita no arruamento, incluiu uma homenagem a Victor Oliveira com as intervenções da presidente de Câmara, Luísa Salgueiro, e do amigo de sempre, o antigo treinador, professor Henrique Calisto, que falou em nome da família.

Victor Oliveira, que morreu em novembro de 2020 em Matosinhos, aos 67 anos, ficou conhecido como “o rei das subidas”, ao conseguir promover por 11 vezes equipas da Segunda para a Primeira Liga, nomeadamente, o Paços de Ferreira, a Académica de Coimbra, a União de Leiria, o Belenenses, o Leixões SC, o Arouca, o Moreirense, a União da Madeira, o Desportivo de Chaves e o Portimonense. Aliás, foi pelas mãos de Victor Oliveira, que o Leixões subiu à Primeira Liga na época 2006/2007.

A Câmara Municipal de Matosinhos atribuiu-lhe, em junho de 2019, a Medalha de Mérito Dourada e a Medalha de Valor Desportivo Dourada, uma distinção honorífica decidida por unanimidade pelo Executivo.

A animação esteve a cargo da Fanfarrara dos Bombeiros de São Mamede de Infesta.

 

(Fonte: leca-palmeira.com)

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Torregri classifica cinco Cadetes Leixonenses para Estágio
17/04/2025
Escritor Mia Couto no encerramento do LeV Literatura em Viagem
17/04/2025
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
16/04/2025
Quatro detidos pela PJ por crimes violentos em Matosinhos
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Matosinhos assinala 51 Anos de Liberdade em Portugal
15/04/2025
Final Four da Taça de Futsal vai jogar-se no Pavilhão Municipal de Custóias
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025