Em
A Voz de Matosinhos

2025/04/28

Matosinhos assinala a Revolução de Abril com homenagem a várias personalidades

Concelho

A Câmara Municipal de Matosinhos assinalou os 51 anos do 25 de Abril com uma cerimónia solene no Salão Nobre, distinguindo 25 personalidades que se destacaram pelo seu contributo para a comunidade, nas áreas da cultura, desporto, saúde, cidadania e setor empresarial.

No campo da cultura e das artes, foram reconhecidos nomes como Albuquerque Mendes, artista plástico de renome nacional e internacional, e Carlos Marques, escultor e cofundador da ESAD, ambos com forte ligação ao concelho. Foi também homenageado, a título póstumo, Francisco Guedes, figura central da promoção cultural e fundador do festival Literatura em Viagem. Ainda no universo artístico, receberam a distinção o pintor e professor universitário Francisco Laranjo (também a título póstumo), o historiador Hélder Pacheco, a artista plástica Joana Rêgo, o músico e investigador Jorge Alexandre Costa, Laura Castro, curadora e professora universitária, Nuno Leal, designer de comunicação, Pedro Chagas Freitas, escritor, Sérgio Afonso, designer e gestor artístico, Sobral Centeno, pintor e professor, e Victor Hugo, fotógrafo de moda.
Na área do desporto, foram homenageadas várias figuras ligadas ao voleibol, como Arnaldo Rocha, árbitro e dirigente, Ricardo Ferreira, árbitro internacional, e Ivo Casas, atleta da seleção nacional. Nelson Puga, antigo jogador e atual médico do Futebol Clube do Porto, foi também distinguido, assim como Tiago Brito, campeão mundial e europeu de futsal. O associativismo desportivo foi reconhecido através de Amadeu da Silva Sol, referência na promoção do desporto e cidadania em Lavra.
Na área da saúde, foram distinguidos António Neto Rodrigues, médico de medicina geral que foi diretor do Centro de Saúde de Matosinhos e vogal do conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, e Fernando Rosa, intensivista e responsável pelo serviço de urgência do Hospital Pedro Hispano.
No setor empresarial e turístico, José Armando Ferrinha, empresário ligado à indústria e à hotelaria sustentável com o Sea Porto Hotel, e Rui Paula, chef premiado com duas estrelas Michelin no Restaurante Casa de Chá da Boa Nova, foram homenageados pelo seu papel no desenvolvimento económico e cultural do concelho.
A cidadania e o serviço público estiveram representados pela autarca Olga Maia, que se destacou pelo trabalho na freguesia de Perafita e nas empresas municipais Matosinhosport e MatosinhosHabit.
Também recebeu a Medalha de Honra o Frei Fernando Ventura, religioso e teólogo natural da Senhora da Hora, que falou em nome de todos os homenageados, numa mensagem de esperança, solidariedade e valorização dos valores de Abril.

 

Fonte/Foto: CM Matosinhos
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Matosinhos volta a afirmar-se como destino de excelência para a “Edição Marisco”
4/02/2026
Freguesia de Leça da Palmeira emite parecer desfavorável à ampliação do Terminal do Porto de Leixões
4/02/2026
Festa do Chocolate está de regresso a Matosinhos de 7 a 22 de fevereiro
3/02/2026
Radares de Velocidade | Matosinhos | fevereiro 2026
3/02/2026
Ponte Móvel de Leixões interdita à circulação pedonal
2/02/2026
Município reforça compromisso com a proteção das crianças e a inclusão social
2/02/2026
Arrancam obras de requalificação da Avenida D. Afonso Henriques
30/01/2026
Três arguidos por furto de relógio avaliado em 8 000 euros no concelho
30/01/2026