A Porto Design Biennale está de regresso para a sua 4.ª edição, que irá decorrer entre outubro e dezembro deste ano, nas cidades do Porto e de Matosinhos, com o título “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum”.
Organizado pelos dois municípios e pela esad—idea, a Porto Design Biennale pretende este ano refletir sobre o presente, intervindo diretamente no espaço urbano e promovendo uma abordagem mais consciente sobre o uso do tempo e do espaço, tendo como foco principal a ideia de que o tempo não deve ser visto como um recurso a ser consumido, mas sim como um bem comum a ser compartilhado.
A apresentação do evento decorreu hoje no antigo Abrigo dos Pequeninos, no Porto.
Com a curadoria das designers italianas Angela Rui e Matilde Losi, a Porto Design Biennale propõe uma reflexão sobre como o design pode moldar o espaço coletivo e transformar a realidade através da cooperação e da criatividade. Além de exposições, haverá um conjunto de ações em diversos espaços públicos e comunitários, com projetos que envolvem autarquias, associações, cooperativas e movimentos sociais.
Entre as várias iniciativas, destacam-se as intervenções de design que serão realizadas em espaços públicos selecionados de Matosinhos e Porto. Estas ações contarão com a participação de designers locais e internacionais, que trabalharão em projetos colaborativos para transformar a relação da comunidade com os seus espaços e com o tempo. O objetivo é criar espaços de convívio, reflexão e solidariedade, reforçando o papel do design como ferramenta de transformação social e cultural.
Uma das atrações mais aguardadas será a exposição "TIME IS PRESENT. Designing the Common" na Casa do Design, em Matosinhos. A exposição reunirá uma seleção de projetos nacionais e internacionais que, de forma inovadora, dialogam com as necessidades e desafios das comunidades, refletindo sobre o papel do design na promoção de um futuro mais sustentável e inclusivo.
Além disso, a Comunoteca, uma programação pública de debates, workshops, e grupos de leitura organizada pela designer e editora Nina Paim, será um espaço de reflexão sobre temas como o trabalho, o sindicalismo e a organização social, com o objetivo de fomentar a participação ativa da comunidade nas questões do design e da sociedade.
Fonte/Foto: CM Matosinhos