“A habitação está sempre nas três maiores preocupações dos matosinhenses. Com este investimento, estamos a dar mais um passo no compromisso que assumimos na Estratégia Local de Habitação”, adiantou a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, na sessão de lançamento da primeira pedra do novo Conjunto Habitacional Estádio do Mar, na Senhora da Hora.
No total, serão construídos 105 fogos, de tipologias T0, T1, T2, T3 e T4, que serão distribuídos por três novos edifícios. De acordo com o arquiteto autor de projeto, Nuno Abrantes, a intervenção envolve arranjos exteriores (arruamentos, jardins e 77 lugares de estacionamento, incluindo para mobilidade reduzida) e o cumprimento dos requisitos de eficiência energética, nomeadamente a instalação de painéis fotovoltaicos nas coberturas dos edifícios.
O prazo de execução da empreitada é de 14 meses. O investimento, superior a 12 milhões de euros, é financiado na íntegra pelo PRR- Plano de Recuperação e Resiliência.
Matosinhos, recorde-se, está entre os cinco municípios portugueses com melhor desempenho na aplicação do PRR em habitação. Segundo o portal O Contador, o município liderado por Luísa Salgueiro está em quarto lugar, atrás de Lisboa (1º), Oeiras (2º) e Setúbal (3º), com 1065 fogos, entre aquisição, construção e reabilitação, num valor de quase 90 milhões de euros (https://www.ocontador.pt/explorar-o-prr/para-la-dos-numeros/127,23122024/index.htm).
“Dos 512 novos fogos previstos, estão já em construção 467. Falta o Conjunto Habitacional de Guifões, que está em fase de adjudicação. É um processo ambicioso, volumoso, que não termina com o fim do PRR. Nem todas as necessidades ficarão satisfeitas. Temos mais de mil pedidos de habitação na Matosinhos Habit. Mas vamos continuar a trabalhar para cumprir o direito à habitação, um direito fundamental na nossa Constituição “, assegurou Luísa Salgueiro.
Fonte/Foto: CM Matosinhos