Na Jornada 25 do Campeonato de Portugal, o Leça FC recebeu o Guarda FC no seu último jogo em casa da primeira fase, determinado a conquistar os três pontos depois do empate na primeira volta.
Do outro lado, o Guarda FC procurava desesperadamente uma vitória para manter vivas as esperanças da permanência.
Filipe Mesquita promoveu várias alterações na equipa titular, e alinhou com Miguel Paiva, Luís Simão, Richard, Mika, Pedro Caeiro, Fábio Borges, Afonso Afonso, Nuno Pereira, Garro, Nicolas e Noah.
O Guarda FC entrou agressivo e criou a primeira oportunidade logo no minuto inaugural. Aos 3′, Noah respondeu com uma arrancada perigosa que garantiu um canto para o Leça.
O jogo começava animado e, aos 9′, Garro protagonizou uma excelente jogada pela direita, cruzando atrasado para Noah, que, com um remate potente, fez o primeiro golo da partida e o segundo da sua conta pessoal na temporada.
O ritmo do jogo acalmou, mas aos 30′, Miguel Paiva agarrou a bola ligeiramente fora da área, resultando num livre perigoso para o Guarda FC. Na cobrança, a bola acabou no fundo das redes e a igualdade estava reestabelecida.
Sete minutos depois, Nicolas recuperou a bola na esquerda, conduziu e encontrou Afonso Afonso isolado no coração da área. O médio não desperdiçou e colocou novamente o Leça FC em vantagem.
Pouco antes do intervalo, Garro tirou um autêntico coelho da cartola. De calcanhar, assinou um golaço e levou o Leça FC para os balneários com um confortável 3-1.
No regresso para a segunda parte, Martelo entrou para o lugar de Afonso Afonso.
O Guarda voltou a entrar forte, obrigando Miguel Paiva a intervir em dois remates perigosos.
Aos 52′, um pontapé de fora da área surpreendeu a defesa Leceira e encurtou a vantagem para 3-2. No minuto seguinte, o Guarda quase empatou, com um remate que passou a milímetros do poste.
Aos 55′, Filipe Mesquita respondeu com a entrada de Santi e Zé Domingos.
Santi teve impacto imediato e, na primeira vez que tocou na bola, foi rasteirado dentro da área. Martelo assumiu a cobrança e, com a frieza habitual, fez o 4-2.
Aos 70′, foram realizadas as últimas substituições, com as saídas de Noah e Mika para as entradas de André Sousa e Gil Dias.
Poucos segundos depois, uma boa jogada pela direita resultou num cruzamento de Zé Domingos, que foi intercetado com a mão por um defesa adversário. Novo penálti para o Leça FC, e nova conversão de Martelo, que bisava na partida.
O Guarda FC ainda tentou responder com algumas aproximações à área do Leça, mas Miguel Paiva mostrou segurança.
Aos 85′, um livre direto para os visitantes passou por cima da baliza e aos 88′, Zé Domingos cruzou com perigo, mas ninguém apareceu para finalizar.
Nos minutos finais, o Leça consolidou a goleada. Aos 90′, André Sousa desmarcou Zé Domingos, que bateu o guarda-redes adversário e fixou o resultado em 6-2.
Foi uma vitória categórica da Equipa Leceira, que soube resolver um jogo que chegou a parecer complicado.
O Leça FC segue a sua caminhada e prepara-se para enfrentar a AD Machico na última jornada da primeira fase do campeonato.
Fonte/Foto: Leça FC