De 10 a 13 de julho, na zona envolvente do Forte de Nossa Senhora das Neves e a sua envolvente, em Leça da Palmeira, vão transformar-se num autêntico cenário de aventura com o evento “Os Piratas”, promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos e com produção da Cryseia.
De 10 a 13 de julho, este espaço será palco de uma viagem no tempo, com entrada gratuita, destinada a toda a família.
Inspirado no imaginário do século XVI e nas antigas defesas costeiras, o evento recria um ambiente vibrante onde o mar, os navios e os corsários assumem o papel principal. A programação inclui espetáculos ao ar livre, teatro, música, recriações históricas, mercado temático, zona de alimentação, oficinas criativas, jogos e personagens itinerantes. Para os mais pequenos, haverá ainda um espaço especialmente dedicado: o Refúgio dos Piratinhas.
Entre os destaques do programa encontra-se o espetáculo noturno “A Última Maré”, com cerca de 25 minutos de duração, encenado junto ao forte. Com forte componente visual e efeitos pirotécnicos, a produção conta a história do infame pirata Garra-Negra e dos mistérios do mar que teimam em resistir ao tempo.
A vertente infantil está em evidência com espetáculos como “Tripulação de Trapaceiros”, “Os Piratas Eloquentes” e “O Capitão Terrível”, bem como atividades lúdicas e educativas que incluem caças ao tesouro, desafios interativos e oficinas temáticas.
Para a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, “esta iniciativa é fulcral para a preservação da memória cultural e educação das novas gerações sobre o passado, fortalecendo a herança cultural e a ligação entre a comunidade e o território”.
O vereador da Cultura, Fernando Rocha, destaca também a importância da recriação histórica “como ferramenta para despertar o interesse pelas nossas raízes e criar momentos de encontro entre gerações, onde a cultura se transforma numa experiência viva e partilhada”.
Durante quatro dias, o Forte de Nossa Senhora das Neves será o epicentro de um programa cultural pensado para todos os públicos. Em breve serão divulgadas todas as informações relativas a esta recriação histórica.
Horários do evento:
• Quinta-feira, 10 de julho – das 17h00 às 24h00
• Sexta-feira, 11 de julho – das 17h00 à 01h00
• Sábado, 12 de julho – das 12h00 à 01h00
• Domingo, 13 de julho – das 12h00 às 22h00
Entrada livre
Fonte/Foto: CM Matosinhos