O Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, acolhe, no próximo sábado, dia 2 de agosto, às 17h00, mais um concerto integrado na Temporada de Música Clássica 2025, protagonizado pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos. A entrada é gratuita, limitada à lotação do espaço.
O programa, intitulado “A História do Quarteto de Cordas”, inclui obras de referência de Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Mendelssohn, Dvorák, Ravel, Shostakovich e do compositor português Telmo Marques, proporcionando ao público uma viagem pela evolução deste género musical.
Criado em 2007 pela Câmara Municipal de Matosinhos, o Quarteto de Cordas de Matosinhos tem-se afirmado como um agrupamento de referência na divulgação da música clássica. Em 2014, recebeu o prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos, que possibilitou uma tournée por algumas das mais prestigiadas salas de concerto da Europa, como o Barbican (Londres), Concertgebouw (Amesterdão) e Musikverein (Viena).
A Temporada de Música Clássica prossegue a 6 de setembro, às 18h00, no Museu da Memória de Matosinhos, com uma nova atuação do Quarteto de Cordas de Matosinhos. No dia 20 de setembro, à mesma hora, será a vez do Quarteto Lopes Graça, no Estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos.
A 27 de setembro, às 21h30, haverá, no Teatro Municipal Constantino Nery, um concerto que juntará a Sinfonieta de Braga ao Quarteto de Cordas de Matosinhos. Para este espetáculo, o bilhete tem o custo de 7,50€, enquanto as restantes apresentações são de entrada livre, sujeita à lotação dos espaços.
Fonte: CM Matosinhos
Foto: Agenda Cultural do Porto