Em
A Voz de Matosinhos

2024/04/17

Investigadores da Bioeconomia Azul integram projeto para combater desperdício do pescado

Freguesias

Investigadores do Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul (B2E), em Matosinhos, integram um projeto que pretende encontrar novas ferramentas para determinar a qualidade do pescado, promovendo a segurança alimentar e combatendo o desperdício, revela o Porto Canal.

Em comunicado, o laboratório esclarece esta segunda-feira que o projeto, intitulado Vertical Fish, enfrenta “dois desafios críticos: a garantia da qualidade do pescado e a sustentabilidade na aquacultura”.

Liderado pelo grupo MC Sonae e enquadrado no Pacto da Bioeconomia Azul, o projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com as alterações climáticas a afetarem os ecossistemas marinhos, os investigadores vão procurar “soluções inovadoras” para identificar as variações morfologias, estruturais e moleculares do pescado.

Segundo o mesmo órgão de informação, ao longo do projeto, que termina no final de 2025, serão também desenvolvidos "sistemas modulares inovadores" tendo em vista o desperdício zero no setor da aquacultura.

Estes sistemas permitirão a "reutilização de diferentes nutrientes em várias etapas da produção, utilizando organismos de baixo nível trófico", como macroalgas e outros invertebrados, que permitirão "otimizar a eficiência produtiza, reduzir os custos operacionais e promover práticas mais sustentáveis".

Além do B2E e da Sonae MC, o projeto conta com a participação de várias empresas, universidades e centros de investigação, como o A4F, SA - Algae for Future, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, INESC-TEC, Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Neadvance, Seaentia, Universidade de Aveiro e Universidade do Minho.

O Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul (CoLAB B2E) é uma associação privada sem fins lucrativos que opera a todo vapor desde 2020, com o objetivo de impulsionar uma nova bioeconomia azul, reunindo investigação, educação, inovação e mercado – por um mundo melhor e mais sustentável.

A criação dos CoLABs resultou de uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o objetivo de implementar agendas de investigação e inovação, com criação de valor económico e social. Os Laboratórios Colaborativos são reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o processo de monitorização é conduzido pela Agência Nacional de Inovação.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Agenda para este fim de semana no concelho de Matosinhos
21/08/2025
The Ocean Race Europe prosseguiu no Terminal de Cruzeiros de Leixões
21/08/2025
Leceiro eleito MVP Under Blue após golo decisivo frente ao Florgrade
20/08/2025
Porto de Leixões recebe Corrida Oceânica da Europa ao longo da deslumbrante costa atlântica
20/08/2025
Hospital Pedro Hispano (UCIP) arrancou com projeto de Terapia Assistida por Animais
19/08/2025
Casa de candidato da AD em Matosinhos atingida a tiro
19/08/2025
Armada do Mar e Benfica B em divisão de pontos no duelo do Seixal
18/08/2025
AA Aposentados de Leça da Palmeira comemoram 25 anos da Instituição
18/08/2025