Em
A Voz de Matosinhos

2023/11/22

Indaqua diz que cabe à ARS Norte identificar foco de Legionella

Concelho

A Indaqua, empresa portuguesa de gestão de sistemas de abastecimento de água, adiantou à Lusa que cabe à Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte coordenar e identificar a origem do foco de legionella em Matosinhos.

Uma vez que os surtos de Legionella podem ter origens múltiplas, entre as quais torres de arrefecimento, sistemas de ar condicionado e de águas quentes em edifícios, entre outros, competirá à Autoridade de Saúde coordenar e identificar a origem dos focos, com quem a Indaqua, no âmbito da sua atividade, mantém contactos regulares", explicou a empresa, em comunicado.

A ARS Norte anunciou, na passada semana, a existência de dois utentes infetados com Legionella num Equipamento Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) em Matosinhos, um dos quais acabou por morrer.

A ARS Norte não revelou qual o lar em questão, nem quando ocorreu a morte, nem a idade e o sexo da vítima mortal. Também não adiantou pormenores sobre o outro utente infetado.

A administração regional avançou, contudo, que a origem do 'cluster' em Matosinhos é provavelmente ambiental, tendo já sido implementadas as medidas de controlo.

"Tendo em conta que o período de incubação pode ser de até 14 dias (sendo o mais comum de 5 a 7 dias), as autoridades continuarão a monitorizar o surgimento de eventuais novos casos", frisou.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Agenda para este mês de dezembro no concelho de Matosinhos
4/12/2025
Autarquia encerrou o projeto do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
4/12/2025
Radares da PSP | Matosinhos | dezembro 2025
3/12/2025
São Mamede deu início à época natalícia com inauguração da iluminação festiva
3/12/2025
Gala da Educação de Matosinhos reuniu cerca de 700 participantes na Exponor
2/12/2025
Feira de Natal abriu ao público com opções únicas de 80 expositores
2/12/2025
Luísa Salgueiro integra a Champion Mayor da OCDE
28/11/2025
PJ faz detenção por pornografia de menores em Matosinhos
28/11/2025