A Proteção de Dados e a Cibersegurança na área da Saúde foi o tema que reuniu diversos especialistas e profissionais, no auditório do Hospital Pedro Hispano.
Esta atividade formativa está integrada no Mês Europeu da Cibersegurança, que se celebra anualmente em outubro, com o objetivo de sensibilizar para as ameaças à cibersegurança e promovê-la através da educação e da partilha de boas práticas.
Nesse sentido, o programa da sessão envolveu os responsáveis pela Proteção de Dados, nomeadamente a Encarregada da Proteção de Dados da ULSM, Ana Paula Teixeira, e o Departamento de Tecnologias de Informação.
A vogal executiva do Conselho de Administração responsável pela área, Ângela Miranda, reforçou a “importância do debate em torno deste tema com todos os profissionais de saúde”, lembrando que esta “é uma das áreas mais visadas pelos ciberataques”.
Foram, assim, abordados temas como o Programa de Proteção do Conhecimento, com Pedro Dâmaso, a visão jurídica do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados e o Regulamento de Dados em Saúde, com Vasco Dias, e a Investigação Clínica e o Acesso a Dados, por Tiago Taveira Gomes.
Foram ainda apresentados os resultados de um inquérito aos profissionais da ULSM sobre o conhecimento do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.
Fonte/Foto: ULS Matosinhos