No âmbito do Dia Mundial da Saúde, que hoje se assinala, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) realizou o terceiro seminário do Projeto HUMANIZAR, subordinado ao tema “Cuidado Espiritual como Indicador de, e em, Saúde”.
Este terceiro seminário contou com a presença de Luís Portela, presidente e fundador da Bial, que proferiu uma conferência intitulada “A Ciência do Espírito: Indicadores de Saúde e Caminhos para a Evolução”. Moderada por Sara Pinto, professora adjunta da Escola Superior de Enfermagem do Porto, a sessão abordou a espiritualidade e como esta pode ser encontrada em cada um de nós. Considerando o tema pertinente para o sucesso do cuidado ao utente, Luís Portela destacou a espiritualidade como um caminho para uma maior proximidade.
Seguiu-se uma mesa-redonda, também com a sua participação, na qual esteve acompanhado por Bruno Nobre, padre jesuíta, e Susana Cardoso, gestora do Departamento de Formação, Ensino, Investigação, Inovação e Desenvolvimento da ULSM.
Sob o título “Medicina do corpo, medicina do espírito: a importância do cuidado espiritual como indicador de saúde e bem-estar”, esta conferência foi moderada por Márcia Silva Gonçalves, jornalista da SIC.
Na sessão de encerramento, foi reiterado o compromisso anteriormente assumido pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, através do seu presidente, Luís Carvalho, de que a parceria estabelecida para a concretização do Projeto HUMANIZAR será para manter. Assim, será dada continuidade aos próximos passos deste projeto, desenhado com dedicação e empenho pela enfermeira gestora Fátima Pinho.
Fonte/Foto: Hospital Pedro Hispano