A Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos assinalou, esta terça-feira, o 77º aniversário do naufrágio de 2 de dezembro de 1947, prestando homenagem aos 152 pescadores de quatro traineiras que perderam a vida num temporal.
A data foi assinalada com a realização da Eucaristia na capela da Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos, na qual participaram autarcas, comunidade piscatória e seus familiares.
Seguiu-se uma romagem até à praia de Matosinhos, onde foram depositadas simbolicamente coroas de flores junto à escultura “Tragédia do Mar”, da autoria do artista José João de Brito.
A 2 de dezembro de 1947, as quatro embarcações que naufragaram foram a “São Salvador”, a “D. Manuel”, a “Maria Miguel” e a “Rosa Faustino”, cada uma com cerca de 40 pescadores. De acordo com crónicas da época, 71 mulheres ficaram viúvas e 100 crianças órfãs.
Este trágico acontecimento deixou um sentimento de luto, dor e sofrimento incalculável em Matosinhos, que ainda hoje permanece vivo na memória coletiva dos matosinhenses.
Fonte/Foto: CM Matosinhos