Conversas, degustações com produtos locais, visitas guiadas temáticas, workshops, showcookings e atividades para escolas e famílias fazem parte do programa do evento “Out of the blue”.
Promovido pela Opium e produzido pela Local Heroes com o apoio do Turismo de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, o “Out of the blue” pretende discutir o futuro da alimentação proveniente do Oceano e posicionar a costa do Norte de Portugal como destino privilegiado para o turismo gastronómico e sustentável.
“Out of the blue” irá decorrer de 23 a 26 de outubro em vários locais do concelho, designadamente no Mercado Municipal de Matosinhos.
Ao longo de quatro dias, cientistas, chefs, investigadores e empreendedores irão debater a sustentabilidade, a nova economia azul e o turismo do futuro.
No primeiro dia, destaque para a inauguração, pelas 18h40, da experiência imersiva Under the Blue + Batô Lounge, experiência que irá repetir-se diariamente no evento.
O segundo dia é dedicado à ligação de Matosinhos ao mar, ao peixe e à indústria conserveira, e envolve visitas à Lota e a fábricas de conservas, entre muitas outras atividades.
No terceiro dia, o futuro do Oceano e da nossa alimentação estará em foco, com a realização de visitas ao CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, instalado no Terminal de Cruzeiros de Leixões).
O último dia celebra a gastronomia de Matosinhos, com a realização de shocookings e do Grande Arraial do Peixe de Matosinhos.
Esta iniciativa integra o programa municipal “Mês das Empresas”, que consiste na realização de um conjunto de atividades específicas para o setor com o objetivo de apoiar a atividade económica e o tecido empresarial do concelho de Matosinhos.
Fonte/Foto: CM Matosinhos