De 5 a 13 de abril, Matosinhos será palco da 19ª edição do LeV – Literatura em Viagem, o festival literário que, este ano, promete uma programação alargada e mais diversificada do que nunca.
O evento reúne grandes nomes da literatura nacional e internacional, como Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira, Filipe Melo, Jenny Kleeman, José Luís Peixoto, Rita Redshoes, Adolfo Luxúria Canibal, Francisco José Viegas, Inês Pedrosa, Maria do Rosário Pedreira, Martim Sousa Tavares, Mário Cláudio, Anna Pacheco, entre outros.
Com um formato de conversas abertas e gratuitas, o LeV convida todos a embarcar numa verdadeira viagem literária, explorando temas atuais, histórias envolventes e a singularidade de cada autor. A cidade de Matosinhos será o ponto de encontro para escritores e leitores, sendo o epicentro do evento a Biblioteca Municipal Florbela Espanca e a Galeria Municipal.
Esta edição será a maior de sempre do festival, decorrendo ao longo de nove dias, abrangendo dois fins-de-semana. A programação inclui um vasto conjunto de atividades, com destaque para as conversas descontraídas entre os autores e o público.
Relativamente à presença de autores internacionais, destaque para Anna Pacheco, de Barcelona, que abordará temas como feminismo e cultura popular, e Joumana Haddad, a prestigiada escritora libanesa. A programação conta também com a participação da jornalista inglesa Jenny Kleeman, autora do livro “Robôs Sexuais e Carne Vegana”, que irá partilhar suas visões sobre o futuro da tecnologia e da sociedade.
Além das conversas literárias, o festival também contempla lançamentos de livros, como “Saber Perder”, de Margarida Ferra, a 7 de abril, “Conversas com Escritores”, de Isabel Lucas, a 8 de abril, “A Arte de Ser Boa Pessoa”, de Vítor Pinto Bastos, no dia 10 de abril, e “Marília ou a Justiça das Crianças”, um livro de Álvaro Laborinho Lúcio e Odete Severino Soares, a 11 de abril.
Para os amantes de música, a banda portuguesa Mundo Cão subirá ao palco do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery no dia 12 de abril, a partir das 22h00. No dia 13 de abril, a partir das 18h00, haverá a oficina de performance poética “Boca em Flor” orientada pela cantora Ana Celeste Ferreira.
A Biblioteca Municipal Florbela Espanca será ainda palco de duas exposições: uma mostra documental sobre os “200 anos de Camilo Castelo Branco”, patente até dia 17 de maio, e “Matosinhos - Lugar e Memória”, uma exposição de fotografia sobre o passado e o presente da cidade, que pode ser visitada de 5 a 13 de abril.
O festival também se dedica ao público escolar, com sessões especiais do "Levzinho", uma programação dedicada aos mais jovens, que garante a transmissão da paixão pela literatura às novas gerações.
Fonte/Foto: CM Matosinhos