De 24 de julho a 9 de agosto, o Parque Público Eng.º Fernando Pinto de Oliveira, em Leça da Palmeira, irá receber as Festas de Sant’Ana 2025 e o XXVI FESTARTE- Festival Internacional de Artes e Tradições Populares de Matosinhos.
O programa arranca na quinta-feira, dia 24 de julho, às 22h00, com a comédia musical “Filhas da Mãe”, que inclui a participação especial de Jorge Gabriel. No dia seguinte, pelas 22h00, atua a banda Souls of Fire, numa celebração dos 25 anos de carreira, com convidados em palco.
No sábado, dia 26 de julho, a programação inclui a Missa de Sant’Ana, às 20h30, na Capela de Sant’Ana, seguida do concerto de António Zambujo às 22h00. A noite termina com um espetáculo de fogo de artifício à meia-noite.
No domingo, dia 27 de julho, a partir das 14h00, realiza-se um Arraial Popular com atuações do Grupo Musical OSIV e do grupo Sons do Minho. À noite, pelas 22h00, sobe ao palco o espetáculo “Fado com Elas”, com Ana Pinhal, Cátia Garcia e Sandra Correia, acompanhadas por músicos convidados.
A dança terá destaque a 29 de julho, com a iniciativa “Sant’Ana Urban Dance”, que reúne performances da Hannah Dance Academy, Ballet Art Matosinhos e Escola Dança Attitude.
A 30 de julho, às 22h00, a The Uprising Band presta tributo a Bob Marley. No dia seguinte, o grupo local Not All Tails apresenta temas do seu novo álbum. O encerramento musical das Festas de Sant’Ana será com a banda Simply The Best, tributo a Tina Turner.
Já o XXVI Festarte, organizado pelo Rancho Típico da Amorosa, decorre de 2 a 10 de agosto, começando com a Gala de Abertura, no dia 2, às 22h00, com a participação de grupos internacionais. A Gala Nacional terá lugar a 3 de agosto, às 15h30. Nos dias seguintes, decorrem animações culturais, culminando com a Mostra Gastronómica no dia 8, às 20h00, organizada pelos grupos folclóricos participantes. O encerramento do Festarte realiza-se a 9 de agosto, pelas 21h30, no Jardim Basílio Teles.
Paralelamente, estará aberto o Mercado de Sant’Ana, onde será possível encontrar artesanato e gastronomia local.
Fonte/Foto: CM Matosinhos