Concerto de Diogo Piçarra, fogo de artifício e procissão em destaque no programa da romaria
Até 2 de junho, Matosinhos continua em festa, preparando-se, a cada evento da romaria, para receber milhares de visitantes.
Na próxima sexta-feira, 17 de maio, pelas 22h, nos Jardins da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Diogo Piçarra estará de regresso ao concelho para apresentar os seus maiores êxitos e o seu novo álbum, num espetáculo de entrada livre.
No sábado, dia 18 de maio, pelas 15h00, abrirá ao público, no Museu da Memória de Matosinhos, a exposição “Fogo que arde para ser ver”. Os Bonecos de Fogo, que representam as figuras típicas das artes e dos ofícios locais, é uma tradição que remonta ao século XIX e estará em destaque nesta mostra patente ao público até ao dia 11 de agosto.
À noite, pelas 24h de sábado, os céus vão voltar a iluminar-se com o sempre esperado fogo de artifício do Senhor de Matosinhos. “QUIMERA” foi o nome escolhido para o espetáculo piromusical e multimédia deste ano que iluminará durante cerca de 20 minutos os céus da cidade. O lançamento acontecerá, como habitualmente, a partir das instalações do Porto de Leixões. Este ano, pela primeira vez, será possível assistir ao espetáculo de fogo de artifício nos jardins do Museu Quinta de Santiago, uma iniciativa que se insere no programa das comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus, cujas atividades decorrem de 17 a 19 de maio. Os interessados deverão dirigir-se ao Museu Quinta de Santiago até às 18h00 de sexta-feira, 17 de maio, para levantar o seu bilhete. A abertura dos jardins do museu à comunidade para observar o fogo de artifício do Senhor de Matosinhos é gratuita, mas tem uma limitação de entrada de 200 pessoas.
Mas o principal atrativo das festas do Senhor de Matosinhos é a devoção ao Senhor de Matosinhos, motivo pelo qual, como manda a tradição, decorrerá a 19 de maio, pelas 16h00, mais uma procissão do Bom Jesus de Matosinhos, que percorrerá a Avenida D. Afonso Henriques, Rua Ló Ferreira, Rua Tomás Ribeiro, parando no Monumento do Senhor do Padrão.
Recorde-se que, a propósito destas festas, a Câmara de Matosinhos lançou uma campanha de incentivo à compra no comércio tradicional, dando prémios a quem apresentar faturas com número de contribuinte num valor igual ou superior a 5 euros.
A roleta da sorte está no Jardim Basílio Teles e os prémios vão desde entradas nas piscinas das Marés e da Quinta da Conceição e nos museus municipais, oferta de livros, viagens na roda gigante e nos carrosséis, pipocas, farturas, algodão doce e vales de compras para serem trocados nas lojas aderentes.
Fonte: CM Matosinhos