Em
A Voz de Matosinhos

2024/07/31

Famílias em situação de fragilidade social recebem apoio alimentar

Concelho

São 854 agregados familiares em situação de fragilidade social que recebem apoio alimentar através de rede composta por instituições social do concelho.

A Câmara de Matosinhos aprovou recentemente a atribuição de uma comparticipação financeira às dezassete entidades da Rede de Parceria das Instituições de Combate à Precariedade Económica (RPICPE), no valor de 416.430,00 euros.

Desde 2014, a autarquia tem vindo a desenvolver a RPICPE, em colaboração com diversas instituições sociais do concelho. Esta rede visa garantir apoio alimentar mensal a todas as pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade económica, com base em diagnósticos técnicos que asseguram a equidade e celeridade na distribuição dos recursos.

Atualmente, são dezassete as entidades parceiras da RPICPE, entre elas, a Associação Obras Sociais de São Vicente de Paulo, a Conferência Imaculada Conceição de Matosinhos, a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Matosinhos, o Lions Clube da Senhora da Hora e a Liga Nacional Criança Esperança – Renascer

A atribuição da comparticipação financeira baseia-se no número de pessoas apoiadas por cada entidade, de acordo com listagens enviadas anualmente e verificadas tecnicamente, num total de 854 agregados familiares. Este rigor na atribuição dos apoios garante a conformidade com os critérios estabelecidos no Protocolo da Rede de Parceria de Instituições de Combate à Precariedade Económica.

As instituições em causa podem optar por duas modalidades de apoio alimentar: cartão de compras mensal e/ou cabaz mensal.

A RPICPE opera com uma lista única que facilita a monitorização global dos recursos e das necessidades do concelho. Além do apoio alimentar, a rede trabalha na capacitação das instituições parceiras para garantir a uniformidade qualitativa e quantitativa dos cabazes alimentares distribuídos.

 

(Fonte: CM Matosinhos)

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Torregri classifica cinco Cadetes Leixonenses para Estágio
17/04/2025
Escritor Mia Couto no encerramento do LeV Literatura em Viagem
17/04/2025
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
16/04/2025
Quatro detidos pela PJ por crimes violentos em Matosinhos
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Matosinhos assinala 51 Anos de Liberdade em Portugal
15/04/2025
Final Four da Taça de Futsal vai jogar-se no Pavilhão Municipal de Custóias
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025