A Casa da Arquitectura assinala o seu 8.º aniversário com três dias de programação totalmente gratuita, entre 21 e 23 de novembro, com inaugurações, exposições, visitas, performances, workshops, instalações imersivas e atividades para todas as idades.
Um dos momentos mais marcantes foi realizou-se ontem com a inauguração da exposição “Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes”.
A abertura da mostra foi seguida do lançamento do livro homónimo, numa sessão que integrou intervenções de Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, dos curadores Carlos Machado e Moura e Vítor Alves, e do próprio Manuel Correia Fernandes, figura maior da arquitetura portuguesa contemporânea.
Assente no vasto acervo doado à Casa da Arquitectura em novembro de 2022, a exposição oferece um retrato abrangente de mais de seis décadas de atividade profissional e de vida cívica de Manuel Correia Fernandes. Com curadoria e projeto expositivo de Carlos Machado e Moura e Vítor Alves, a mostra propõe uma viagem multifacetada pela obra e pensamento de um arquiteto cuja prática ultrapassou largamente os limites do ateliê.
As comemorações prosseguiram com a cerimónia oficial do 8.º Aniversário da Casa da Arquitectura, que contou com a intervenção de José Manuel Dias da Fonseca, presidente da instituição, a entrega do título de Associado Honorário 2025 a Manuel Correia Fernandes pela presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e a intervenção de Manuel Correia Fernandes.
A cerimónia encerrou com a Performance de Tambores Japoneses por Shamisen e Taiko - Taiwoo Portugal, no âmbito do programa paralelo - Exposição "Kengo Kuma: Onomatopeia".
Fonte/Foto: CM Matosinhos