São vários os eventos em destaque no próximo fim de semana. Festival Matosinhos em Jazz, concerto com Nuno Ribeiro, Open House Porto, Dancem Todos Verão, o regresso dos programas desportivos ‘Põe-te a Mexer’ e “Aprende a …” são apenas alguns dos exemplos do muito que pode fazer este fim de semana em Matosinhos. Veja aqui as nossas sugestões.
OPEN HOUSE PORTO – MATOSINHOS, PORTO, MAIA E VILA NOVA DE GAIA
Nos dias 5 e 6 de julho de 2025, o Open House Porto (OHP) celebra uma década de existência com uma edição especial que convida o público a explorar mais de 70 espaços nas cidades de Matosinhos, Porto, Maia e Vila Nova de Gaia.
Com entrada gratuita, o evento oferece um fim de semana de descoberta arquitetónica, onde edifícios emblemáticos e habitualmente inacessíveis se revelam ao olhar de todos.
Organizado pela Casa da Arquitectura, o Open House Porto é o único evento mundial do género a abranger quatro cidades, reafirmando o seu compromisso com a democratização do acesso à arquitetura e a valorização do património urbano. A curadoria desta edição, a cargo da própria instituição, revisita os espaços mais marcantes das últimas nove edições e apresenta novidades significativas — com destaque para projetos concluídos nos últimos cinco anos.
O programa inclui visitas livres, acompanhadas por voluntários ou comentadas por especialistas, além de iniciativas especiais como os programas Caleidoscópio e Plus, que dinamizam atividades para todos os públicos, promovendo o debate e a interação em torno da arquitetura e da cidade.
Entre os espaços a visitar estão vários locais icónicos, mas também novas construções e reabilitações recentes que refletem o dinamismo arquitetónico da região.
Nesta 10.ª edição, o Open House Porto estreia a nova atividade “Open Office”, que pretende aproximar o público da realidade dos arquitetos e desmistificar a profissão.
Todas as atividades são gratuitas, reforçando o compromisso do Open House Porto com a acessibilidade cultural e a criação de experiências de proximidade entre cidadãos e cidade.
Mais informações e programa completo em: www.openhouseporto.com e https://casadaarquitectura.pt/pt/
Quando: 5 a 7 de julho
Onde: Matosinhos, Porto, Maia e Vila Nova de Gaia
MATOSINHOS EM JAZZ – PARQUE BASÍLIO TELES E PRAÇA GUILHERMINA SUGGIA
A edição de 2025 do festival Matosinhos em Jazz está de volta. Um evento que se tem afirmado nos últimos anos com uma programação de linha fusionista, com propostas que cruzam jazz com eletrónica e soul. Indo além deste jazz de mistura, o festival tem consolidado a tradição de incluir projetos orquestrais.
Com início a 5 de julho, os concertos vão decorrer em dois palcos: uma boa parte terá lugar no Jardim Basílio Teles, tendo como palco o coreto. O programa completa-se com as atuações da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e o trompetista Gileno Santana e da Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM) com Ricardo Ribeiro (voz) e João Paulo Esteves da Silva (piano) na Praça Guilhermina Suggia. Todos os concertos têm entrada livre.
No arranque a 5 de julho, o festival recebe o guitarrista Mansur Brown, que traz a sua fusão de afrobeat, sonoridades eletrónicas e batidas urbanas e, a 6 de julho, Amaro Freitas, um pianista que une a música popular brasileira com o jazz e a música africana.
Para dia 12 de julho, é a vez de corto.alto, o escocês multi-instrumentalista que apresenta uma abordagem diferente do jazz moderno e, para dia 13 de julho, está confirmada CHERISE, uma premiada cantora do soul e do jazz britânico.
No dia 19, a compositora e instrumentista Allysha Joy apresenta-se em Matosinhos com uma combinação do jazz, neo-soul, hip-hop e influências post-punk e, no dia 20 de julho, o festival traz a palco a luso-croata Lana GasparØtti, compositora e instrumentalista que explora o jazz e a eletrónica.
O programa completa-se com as atuações de duas orquestras na Praça Guilhermina Suggia. No dia 24 de julho, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música junta-se ao trompetista Gileno Santana para o espetáculo Sons do Brasil, e no dia seguinte, 25, a Orquestra de Jazz de Matosinhos atua com Ricardo Ribeiro (voz) e João Paulo Esteves da Silva (piano). Os dois concertos finais acontecem à noite, com início marcado para as 22h00, e também com entrada livre.
O Festival Matosinhos em Jazz 2025 conta com a exposição habitual de recriações de obras icónicas de jazz, patente todo o mês de julho, no Parque Basílio Teles. A exposição fica este ano a cargo de Bárbara R., Bina Tangerina, Mariana PTKS, Nuno Trigueiros e Tiago Galo. A entrada é gratuita.
Programa: https://www.cm-matosinhos.pt/evento/festival-matosinhos-em-jazz-2
Quando: 1 a 31 de julho, 18h00
Onde: Parque Basílio Teles e Praça Guilhermina Suggia
TERCEIRA TERTÚLIA DO CICLO DEDICADO A CAMILO CASTELO BRANCO – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
“O Museu da Memória de Matosinhos, recebe no próximo dia 3 de julho, quinta-feira, pelas 21h00, a terceira tertúlia do ciclo dedicado a Camilo Castelo Branco, promovido peala CCDR NORTE.
Esta é mais uma iniciativa inserida nas COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DE CAMILO CASTELO BRANCO, que se junta ao programa de visitas ao património MOONtosinhos, dedicado ao escritor.
Sob o tema “Biografia/Lenda”, esta sessão propõe uma abordagem reflexiva e intimista sobre a vida e o legado do escritor, explorando as fronteiras entre os factos biográficos e o imaginário lendário que envolve a sua figura.
A tertúlia contará com as intervenções de Joel Cleto, arqueólogo e historiador, e Cândido de Oliveira Martins, docente da Universidade Católica Portuguesa e investigador em literatura portuguesa, sob a moderação de Tânia Furtado Moreira, doutorada em Camilo Castelo Branco e consultora científica do bicentenário de nascimento do escritor.
Com curadoria de Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR NORTE, a iniciativa integra a programação "Camilo 200 a Norte", relativa às comemorações do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, que junta 35 parceiros da Região Norte, entre instituições culturais, municípios e universidades.
A entrada é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do link: https://forms.office.com/e/EF5EPYjkss
Quando: 3 de julho, 21h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
VISITA NOTURNA DRAMATIZADA, COM ROSA MARIA, A CRIADA – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
Mais uma visita dramatizada no Museu Quinta de Santiago que dá vida às histórias e personagens que outrora habitaram esta casa senhorial.
Desta vez é Rosa Maria, criada de servir da família Santiago, quem guia os visitantes numa viagem intimista e repleta de curiosidades sobre os costumes e bastidores da nobreza e da burguesia de Leça.
Filha da cozinheira Maria das Dores, Rosa Maria foi ensinada a ler e a escrever pela própria Senhora Maria Carolina — e sabe como poucos tudo o que se passa dentro e fora das paredes da casa.
Bilhetes: 3€ | Maiores de 8 anos
Inscrições obrigatórias até às 17h00 do próprio dia: museuqsantiago@cm-matosinhos.pt | 22 939 24 10. Lugares limitados.
Quando: 3 de julho, 21h30
Onde: Museu da Quinta de Santiago
“QUANDO MORRER VOU VER FILMES NO INFERNO” - TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY.
O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery receberá dia 5 de julho, o espetáculo “Quando morrer vou ver filmes no inferno “.
Sinopse: “23h33. Estamos num apartamento, como qualquer outro, habitado por uma jovem rapariga. 23h36. Uma porta abre-se. 10 corpos entram repentinamente na sala. Começam a dançar. Habitam aquele espaço como se fosse seu. 23h37. A jovem rapariga dirige-se à sala, chocada e em pânico. Não percebe o que fazem aqueles estranhos na sua casa. Como entraram? O que querem? Tenta expulsá-los, mas é ignorada. 00h00. Inicia-se um pesadelo que perdurará. Uma tragédia hereditária. A procura de respostas para o porquê de tanta merda nos acontecer.”
Ficha Artística
AVISO:
Durante o espetáculo, num curto período, é efetuada uma captação em vídeo (não gravada) da plateia.
Autor
BIOGRAFIA
Ator, encenador e dramaturgo, Mário Coelho estreou a sua primeira criação, É possível respirar debaixo de água, em 2015, e, desde aí, encenou várias criações próprias, entre as quais Fuck Me Gently, Se te portares bem, vamos ao McDonald’s! e Lisbon Sisters. Mário Coelho é vencedor do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II de 2020.
Informações Adicionais
A aquisição de um bilhete para um espetáculo no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery permite o estacionamento no Parque de Estacionamento da Docapesca, mediante o pagamento de 1 euro.
Bilhetes à venda em BOL - Bilheteira Online
Quando: 5 de julho, 19h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
WORKSHOP COM A ARTISTA AURORA GIAMPAOLI – ESPAÇO IRENE VILAR, MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
No âmbito da exposição Anónimos + Retrato de Família, o Espaço Irene Vilar convida o público a participar num workshop gratuito com a artista italiana Aurora Giampaoli, que irá explorar os limites da representação visual através da fotografia e da manipulação de imagens. Nos dias 5 e 6 de julho, entre as 15h e as 18h, a artista irá fotografar os participantes e, em colaboração com cada um, manipular digitalmente essas imagens. O resultado fará parte da própria exposição, transformando o espaço expositivo num território partilhado entre a prática artística da autora e as expressões visuais individuais do público.
A proposta ecoa os temas centrais da exposição, que investiga a identidade, a memória e a visibilidade na era dos algoritmos. Em Anónimos, a artista apresenta retratos de pessoas sem rosto, distorcidos até à quase abstração, enquanto em Retrato de Família, criado com Vincent Moro, uma imagem “sintética” gerada por inteligência artificial representa quatro gerações da sua família — uma crítica poética aos limites da tecnologia como espelho da identidade.
Aurora Giampaoli é designer gráfica e fotógrafa, com formação em artes visuais e linguagem audiovisual. A sua prática artística, sensível e experimental, é marcada por uma reflexão contínua sobre os modos de ver e representar o outro e a si mesma. Vive e trabalha em Lucca, Itália, onde também coedita a Magma Magazine, uma publicação independente dedicada à imagem contemporânea.
As inscrições podem ser feitas através do link: https://shorter.me/pe9Wy
Quando: 5 e 6 de julho, 15h00-18h00
Onde: Espaço Irene Vilar, Museu da Quinta de Santiago
CONCERTO DE NUNO RIBEIRO - PARQUE DE ESTACIONAMENTO DAS SETE BICAS NA SENHORA DA HORA
O concerto de verão com Nuno Ribeiro, decorre no dia 5 de julho pelas 22h00 horas no Parque de Estacionamento das Sete Bicas na Senhora da Hora, com entrada livre.
Nuno Ribeiro é um artista em ascensão da música portuguesa, conhecido por ter participado no programa de talentos "The Voice", iniciou, pouco tempo depois a sua carreira e hoje é um dos músicos mais conhecidos no panorama musical português.
Natural do Porto, Nuno Ribeiro tem ganho popularidade com canções como "Tarde demais", "Tu", "Longe", "Rosa" em parceria com Conan Ósiris e mais recentemente, também em parceria com outros artistas, o conhecido êxito "Maria Joana", que chegou aos tops nacionais. Nuno Ribeiro é um artista multifacetado, que para além de ser intérprete e compositor, também é conhecido pelo seu gosto pelo piano e guitarra.
Quando: 5 de julho, 22h00
Onde: Parque de Estacionamento das Sete Bicas na Senhora da Hora
DANÇEM TODOS, EDIÇÃO VERÃO – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS
É chegada uma nova edição do Dancem Todos Verão. Um evento entusiasta que celebra a dança no concelho de Matosinhos.
Não perca os originais e criativos espetáculos que terão lugar na escadaria da Casa do Design, nos dias 4 e 5 de julho, pelas 22h00. Com entrada livre, este evento reúne nove escolas de dança do Concelho para apresentar e valorizar o trabalho artístico desenvolvido ao longo de mais um ano de dedicação e entrega. Para além de incentivar a prática desta expressão artística, convida à participação da comunidade em torno de verdadeiros momentos de partilha, lazer e cultura, acessíveis a todos.
Projeto que nasceu em 2006 pela Autarquia, o Dancem Todos Verão destaca a dança como um processo educacional que aprimora habilidades, estimula a criatividade e promove a socialização.
Quando: 4 e 5 de julho, 22h00
Onde: Casa do Design de Matosinhos
HORA DO CONTO E OFICINA CRIATIVA "VOAVOA ROMA!", DE PAULA MOURA
Sábado, 5 de julho, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, realizar-se-á hora do conto e oficina criativa "Voavoa Roma!", de Paula Moura.
Atividade gratuita; Inscrição via formulário.
Famílias com crianças maiores de 3 anos.
Quando: 5 de julho, 11h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
OFICINA “O QUE SÃO BIOPLÁSTICOS” - PARQUE DE DUNAS DA PRAIA DA MEMÓRIA
No próximo domingo, 6 de julho, às 10h, junta-te a nós para uma oficina prática sobre bioplásticos no Parque de Dunas da Praia da Memória, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Sacos Plásticos.
Vem aprender, explorar e colocar as mãos na massa. Vamos descobrir o que são os bioplásticos, as suas vantagens e como podemos contribuir para um mundo mais sustentável
Quando: 6 de julho, 10h00
Onde: Parque de Dunas da Praia da Memória
OFICINA “PRAGAS E DOENÇAS DA HORTA” - PARQUE ECOLÓGICO M. S. BRÁS
Quer aprender a proteger a sua horta de forma natural e eficaz? Participe na nossa oficina prática sobre pragas e doenças da horta.
Identifique os principais inimigos da sua horta; Aprenda métodos de prevenção e controlo biológico, bem como dicas práticas para manter a sua produção saudável o ano inteiro.
Entrada livre com inscrições limitadas. Inscreva-se já através do seguinte email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt
Quando: 6 de julho, 10h00
Onde: Parque Ecológico M. S. Brás
FESTAS EM HONRA DE SÃO MAMEDE DE PERAFITA – PERAFITA
Nos dias 5 e 6 de julho, em Perafita, decorrerão as Festas em honra de São Mamede de Perafita, com cerimónias religiosas, tapete de flores, procissão solene e animação musical.
Mais informações e programação disponíveis nas Redes sociais da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo ou https://www.cm-matosinhos.pt/evento/sao-mamede-de-perafita-18
Quando: 5 e 6 de julho
Onde: Perafita
PÕE-TE A MEXER! - MARGINAIS DE MATOSINHOS E LEÇA DA PALMEIRA E PARQUE DO CARRIÇAL
Está de volta mais uma edição do Põe-te a Mexer, que promove atividades desportivas gratuitas para todos, aos fins de semana de 5 de julho a 31 de agosto.
Quando e onde: 5 de julho a 31 agosto
Sábados
Marginal de Leça da Palmeira (Óscar)
Localizada (18h00). Zumba (18h45)
Domingos
Marginal de Matosinhos
Localizada (10h30). Zumba (11h15)
Parque do Carriçal na Senhora da Hora
TRX/Treino Funcional (10h30). Yôga/Pilates (11h15)
Notas:
Cada aula tem uma duração aproximada de 45 minutos.
Qualquer atividade poderá ser alterada ou cancelada se não estiverem reunidas as condições mínimas para a sua realização, sendo efetuado, se possível, aviso prévio.
Organização: Matosinhos Sport, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e das Uniões de Freguesia do Concelho.
APRENDE A... – DIVERSOS LOCAIS DO CONCELHO DE MATOSINHOS
De 1 de julho a 5 de setembro, o “Aprende a…”, programa de desporto informal, gratuito para todos e para todas, vai voltar a estar presente em diversos locais do Concelho.
Organização: Matosinhos Sport, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, Clubes e Uniões de Freguesia do Concelho.
Quando e onde: 1 de julho a 5 de setembro de 2025
Horários:
2ª feira / 18h30 – 20h00
Praia de Leça da Palmeira - Aprende a jogar Andebol de Praia*
Campo 3x3 da Agudela - Aprende a jogar Basquetebol
3ª feira / 18h30 – 20h00
Praia de Leça da Palmeira - Aprende a jogar Andebol de Praia*
Campo 3x3 Kartódromo - Aprende a jogar Basquetebol
Academia de Ténis de Mesa (ASSUS) - Aprende a jogar Ténis de Mesa
4ª feira / 18h30 – 20h00
Estádio da Praia de Matosinhos - Aprende a jogar Ténis de Praia / Voleibol de Praia
Marginal de Matosinhos - Aprende a Patinar / Aprende a Pedalar / Aprende a jogar Xadrez
5ª feira / 18h30 – 20h00
Campo de Ténis Cooperativa 7 Bicas - Aprende a jogar Ténis
Academia de Ténis de Mesa (ASSUS) - Aprende a jogar Ténis de Mesa
6ª feira / 18h30 – 20h00
Campo de Areia de S. Mamede - Aprende a jogar Andebol de Praia
Campo 3x3 Aldeia Nova - Aprende a jogar Basquetebol
Sábado / 10h30 - 12h00**
Campo de Areia de S. Mamede - Aprende a jogar Voleibol de Praia
Campo de Ténis Cooperativa 7 Bicas - Aprende a jogar Ténis
Praça Guilherme Pinto - Aprende a andar de Skate
Domingo / 10h30 - 12h00**
Campo 3x3 dos Físicos - Aprende a jogar Basquetebol
Estádio da Praia de Matosinhos - Aprende a jogar Ténis de Praia
Marginal de Matosinhos - Aprende a Patinar / Aprende a Pedalar / Aprende a jogar Xadrez
Notas:
Na medida das existências e especificidades de cada modalidade, são disponibilizados os equipamentos básicos necessários, como bicicletas, bolas, patins, raquetes, skates e tabuleiros/peças de xadrez.
A utilização dos materiais é gratuita, mas carece de autorização e supervisão dos técnicos presentes no local.
Cada sessão tem uma duração aproximada de 90 minutos.
Sendo que não existem inscrições, a fruição das atividades realiza-se por ordem de chegada e obedecem as regras de cada modalidade ou atividade.
Qualquer atividade poderá ser alterada ou cancelada se não estiverem reunidas as condições mínimas para a sua realização, sendo efetuado, se possível, aviso prévio.
* só se realiza no mês de julho
** não se realiza em setembro
A última data é sexta-feira, 5 de setembro
AND´PRAIA 2025 (ETAPA 2) - ESTÁDIO DA PRAIA DE MATOSINHOS
A Zona Desportiva de Leça da Palmeira acolhe, de 3 a 6 de julho, o And´Praia (etapa 2), Estádio da Praia de Matosinhos, organizado pela Federação Portuguesa de Andebol, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Mais informações: https://sites.google.com/view/andpraia24/and-praia-24
Quando: 3 a 6 de julho
Onde: Estádio da Praia de Matosinhos
PORTUGAL OPEN 2025 – CITYGOLF
Nos dias 5 e 6 de julho, a Citygolf irá promover o Portugal Open 2025, modalidade 54 buracos em Strokeplay.
INSCRIÇÃO | O valor de inscrição é de 65€. Jovens até aos 21 anos e senhoras pagam 50€. Inclui: Welcome Pack com giveaways, Lunch Bag em todos os dias de competição, Cocktail na distribuição de prémios no domingo e Prémios
PRÉMIOS | Geral - 1º Geral (Troféu de Autor + Oferta), 2º Geral (Troféu + Oferta) e 3º Geral (Troféu + Oferta) | Categorias - 1º Júnior (Troféu + Oferta), 1º Mid-Amateur (Troféu + Oferta), 1º Sénior (Troféu + Oferta) e 1ª Senhora (Troféu + Oferta)
INSCRIÇÕES | 229 563 401 | 926 550 273 | info@citygolf.pt
Quando: 5 e 6 de julho de 2025
Onde: Citygolf
REGATA DE ANIVERSÁRIO - MARINA E BACIA DE LEIXÕES
No dia 5 de julho, na Marina e Bacia de Leixões, terão lugar as provas de vela, classes cruzeiro e ligeiras.
Organização da S. C. Porto, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 5 de julho de 2025
Onde: Marina e Bacia de Leixões
CAMPEONATO NACIONAL DE BOCCIA - CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS
O Centro de Desportos e Congressos acolhe, nos dias 5 e 6 de julho, o Campeonato Nacional de Boccia, com início de provas às 9h30.
Uma organização da Agrupamento de Escolas de Matosinhos, PCAND, Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 5 e 6 de julho
Onde: Centro de Desportos e Congressos
FITNESS AQUÁTICO NAS MARÉS – PISCINA DAS MARÉS
Durante os fins de semana de julho e agosto, a Piscina das Marés promove aulas que promovem a diversão e que estão incluídas no preço dos bilhetes para a piscina.
Uma organização da Matosinhos Sport.
Bilheteira Online - https://t.ly/kTIfj
Piscina das Marés - https://t.ly/CKRNG
Quando: sábados e domingos de julho e agosto, 10h30 e 15h30
Onde: Piscina das Marés, Leça da Palmeira
PISCINA DAS MARÉS - LEÇA DA PALMEIRA
A piscina das marés, uma das maiores atrações de lazer de verão do concelho de Matosinhos, já abriu portas. Até 14 de setembro, poderá usufruir deste conjunto de piscinas localizadas na praia de Leça da Palmeira, classificadas como monumento nacional desde 2011, construído na década de 1960 e inaugurado em 1966, e desenhado pelo conhecido arquiteto Álvaro Siza Vieira.
A Piscina das Marés funciona apenas na época balnear, já estando aberta este ano
todos os dias, das 9h00 às 19h00.
Mais informações em www.matosinhosport.pt/piscinas/piscinas/piscina-das-mares
Quando: 14 de setembro | Horário: 9h00 – 19h00
Onde: Piscina das Marés, Leça da Palmeira
PISCINA DA QUINTA DA CONCEIÇÃO - LEÇA DA PALMEIRA
A piscina da Conceição, uma das maiores atrações de lazer de verão do concelho de Matosinhos, já abriu portas. Até 14 de setembro, poderá usufruir desta piscina localizada na Quinta da Conceição, que estará aberta todos os dias, das 9h00 às 19h00.
Mais informações em https://matosinhosport.sincelo.pt/portal/bilheteira.php?act=detalhes&idsel=6
Quando: até 14 de setembro | Horário: 9h00 – 19h00
Onde: Piscina da Quinta da Conceição, Leça da Palmeira
EXPOSIÇÃO "O LUGAR ONDE DEUS NASCE" - PAULO NEVES E VALTER HUGO MÃE – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
Até 6 de julho, está patente no Museu da Quinta de Santiago, a exposição "O lugar onde Deus nasce", de Paulo Neves e Valter Hugo Mãe.
Uma mostra de escultura e desenho, cujas obras estão expostas no interior e exterior do respetivo museu.
Um encontro único entre a escultura de Paulo Neves e o desenho de Valter Hugo Mãe.
Quando: até 6 de julho | Horário: 3ª a 6ª: 10h-13h e 15h-18h; Sábado, domingo e feriados: 15h-18h
Onde: Museu da Quinta de Santiago
EXPOSIÇÃO PAISAGENS HUMANAS - MATOSINHOS NO FINAL DO SÉC. XIX POR JOSÉ ZAGALLO ILHARCO – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
No dia 23 de maio, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca inaugurou a exposição “Paisagens Humanas: Matosinhos no final do séc. XIX por José Zagallo Ilharco”, que estará patente no local até ao dia 31 de julho.
A exposição é uma mostra composta por uma seleção de 38 fotografias do arquivo familiar de José Zagalo Ilharco, fotógrafo amador que deixou relevante obra, por poucos conhecida, num valioso testemunho de lugares de Matosinhos do final do século XIX e início do século XX. Destaca-se, igualmente, um núcleo de fotografias realizadas na década de 80 do séc. XIX da comunidade piscatória e Rio Leça.
No decorrer da exposição, serão promovidas um conjunto de conferências e eventos que aprofundam o diálogo entre fotografia, território e memória.
12 de julho | 17h30
Lançamento e apresentação do catálogo da exposição, com a presença de Tereza Siza
Quando: 23 de maio a 31 de julho
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
EXPOSIÇÃO “VERDE PERTO” – ANTIGA FÁBRICA DE CONSERVAS VASCO DA GAMA
Até 31 de julho, Matosinhos recebe um evento nacional dedicado à neutralidade carbónica. "Verde Perto" está patente na antiga Fábrica de Conservas Vasco da Gama, apresentando um formato expositivo e um programa diversificado.
A iniciativa estrutura-se em cinco eixos – mitigar, adaptar, participar, gerir e inovar – e inclui debates, mesas redondas, palestras, seminários e workshops com especialistas, decisores políticos e representantes da comunidade.
As atividades organizadas abrangem agendas mensais, palestras, seminários e oficinas ambientais para diferentes públicos, incluindo escolas e famílias.
A exposição conta com a curadoria de Joana Maia Dias e pretende apresentar soluções neutras em carbono, fomentar debates estratégicos e promover parcerias ligadas à transição climática.
Mais informações: comunicacao@cm-matosinhos.pt
Quando: até 31 de julho, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.
Onde: Antiga Fábrica de Conservas Vasco da Gama, Av. Menéres, Matosinhos
EXPOSIÇÃO DE ALBUQUERQUE MENDES - "NÃO CONFUNDIR UM TIJOLO COM UMA OBRA DE ARTE" – GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
Um dia após celebrar os seus 20 anos de existência, a Galeria Municipal de Matosinhos inaugurou a exposição "Não confundir um tijolo com uma obra de arte", de Albuquerque Mendes.
Tratando-se da primeira vez em que o artista expõe na Galeria, esta exposição é fruto de uma vontade antiga - tanto da Autarquia, quanto do artista - decorrente desta relação de proximidade de Albuquerque Mendes com Matosinhos, revelada na sua obra artística. Realizá-la neste contexto comemorativo é particularmente relevante para a trajetória da Galeria Municipal de Matosinhos e para o seu percurso de afirmação e posicionamento consolidado nestas duas décadas de existência.
Com curadoria de Gonçalo M. Tavares, a exposição de Albuquerque Mendes cobre um período de cerca de 50 anos da sua produção, significativamente marcada pelos últimos 30 anos, correspondendo à fase em que o artista se mudou do Porto, para o seu atelier em Leça da Palmeira, nos anos 1990, tendo mais tarde alargado os seus espaços criativos, para um outro atelier, já na segunda década do século XXI, em Matosinhos, situado na Rua Brito Capelo.
A produção artística de Albuquerque Mendes sofreu transformações, desde aquela primeira mudança, transformações estas intrinsecamente ligadas ao tecido geográfico onde se relocalizou. A sua obra é, portanto, um reflexo das suas vivências quotidianas pelos territórios de Leça da Palmeira e da cidade de Matosinhos.
O objetivo primordial desta exposição é, pois, dar a conhecer pela primeira vez, na Galeria Municipal de Matosinhos, a extensa, sólida e surpreendente obra deste artista plástico tão renomado nacional e internacionalmente. Maioritariamente constituída por obras de pintura, mas também instalação, a exposição é o resultado de um percurso que Albuquerque Mendes vem construindo no território de Matosinhos ao longo dos anos.
Quando: até 24 de agosto | 3ª a 6ª: 10H – 13H / 15H-18H; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
EXPOSIÇÃO "ANÓNIMOS" E "RETRATOS DE FAMÍLIA", DE AURORA GIAMPAOLI – ESPAÇO IRENE VILAR DO MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
A Exposição "Anónimos" e "Retratos de Família", de Aurora Giampaol, estará patente no Espaço Irene Vilar do Museu da Quinta de Santiago até 31 de agosto.
A mostra une dois olhares complementares sobre a identidade no mesmo espaço expositivo. "Anónimos" apresenta retratos despersonalizados e inquietantes, que instigam o observador a projetar empaticamente significados e interpretações. Em contraste, "Retratos de família" utiliza ferramentas digitais para criar rostos compostos pela fusão de gerações de uma mesma família, construídos a partir do espólio fotográfico familiar.
Quando: até 31 de agosto de 2025 | Horário: 3ª a 6ª: 10h00-13h00 e 15h00-18h00; Sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00
EXPOSIÇÃO “FRAGRÂNCIA E FORMA: DESIGN E CULTURA DO PERFUME “– CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS
Com curadoria de Andrew Howard, a exposição parte da coleção privada de Afonso Oliveira, que inclui peças notáveis da arte dos frascos e embalagens de perfumes europeus, nomeadamente, a indústria portuguesa.
“Fragância e Forma: Design e Cultura do Perfume” analisa minuciosamente “a ideia de perfume, e a materialização de uma estética para envolver e comercializar essa ideia” remetendo períodos históricos entre o século XIX e o final do século XX.
Quando: 31 de maio a 30 de setembro | Horário: 3ª a 6ª: 10H – 13H / 15H-18H; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design de Matosinhos
EXPOSIÇÃO "ARQUIVO DE ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA: TRANSFORMAÇÕES E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS" – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS
"Arquivo de Ilustração Portuguesa: Transformações e Tendências Contemporâneas" é o título da nova exposição patente, desde o início de maio, na Casa do Design, em Matosinhos.
Com curadoria de José Saraiva, a mostra reúne 84 obras de mais de 40 artistas, traçando um retrato da evolução da ilustração nacional ao longo das últimas décadas.
Organizada em parceria com o Centro de Arte Oliva, Centro de Artes de Águeda e Centro de Artes | Caldas da Rainha, esta exposição pretende afirmar-se como um projeto itinerante, com o objetivo de divulgar a riqueza e diversidade da ilustração portuguesa contemporânea a diferentes públicos e territórios.
Entre os artistas representados, encontram-se nomes de referência como António Jorge Gonçalves, João Vaz de Carvalho, Gémeo Luís, André Carrilho, Catarina Sobral, André Letria, José Manuel Saraiva, Rachel Caiano, Mariana, a miserável, entre muitos outros, cujas obras refletem tendências estéticas, técnicas e conceptuais que marcam o panorama artístico atual.
A exposição estará patente na Casa do Design até ao dia 30 de setembro de 2025
Quando: até 30 de setembro | Horário: 3ª a 6ª: 10H – 13H / 15H-18H; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design de Matosinhos
EXPOSIÇÃO “VIRGÍNIO MOUTINHO - NA OFICINA DO ARQUITECTO” – CASA DA ARQUITECTURA
No dia 24 de maio, inaugurou na Galeria da Casa uma exposição dedicada à obra do arquiteto Virgínio Moutinho, intitulada “Virgínio Moutinho - Na Oficina do Arquitecto”. Esta mostra irá explorar a vertente processual e disciplinar do autor, reunindo um vasto e eclético conjunto de obras.
Partindo do campo da Arquitetura como pano de fundo, a exposição reúne um conjunto de peças que se expandem por diferentes universos artísticos, alguns de difícil categorização, estendendo-se a outros espaços do quarteirão da Casa da Arquitetura.
A exposição propõe uma leitura acessível e compreensível da obra de Virgínio Moutinho, dirigida a um público alargado, funcionando também como um dispositivo pedagógico que convida a redescobrir o mundo.
Mais informações: www.casadaarquitectura.pt
Quando: até 12 de outubro
Onde: Casa da Arquitectura
EXPOSIÇÃO “SENHOR DE MATOSINHOS DE A A Z” – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
“Senhor de Matosinhos de A a Z” é a nova exposição temporária do MuMMa, centrada na temática das memórias e das tradições da secular Romaria do Bom Jesus de Matosinhos. Uma inédita e centenária fita e medalha do Bom Jesus de Matosinhos, a coroa de espinhos e a cabeleira que cobriam a imagem quase milenar do Senhor de Matosinhos, imagens radiográficas e de TAC da escultura do Bom Jesus, ex-votos, cartas antigas, cartazes das Festas, utensílios antigos de confeção de farturas, ou carrinhos de choque, são algumas das cerca de 80 de peças e documentos que podem ser vistos nesta mostra, patente até 12 de outubro de 2025.
A exposição temporária “Senhor de Matosinhos de A a Z”, abriu ao público a 24 de maio e integra o programa oficial das Festas do Senhor de Matosinhos. Uma mostra que visa destacar a importância de uma das maiores e mais antigas romarias de Portugal, nas suas vertentes sagrada e profana,
Esta exposição conta com obras da Autarquia, de cerca de 10 instituições de Matosinhos e de particulares, num projeto de colaboração mútua.
Para mais informações: https://www.museumemoriamatosinhos.pt
Quando: até 12 de outubro | Horário: 3ª a 6ª: 10H – 13H / 15H-18H; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
11.ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE DANÇAS E CANTARES
“Está de regresso a 11.ª edição do Festival de Danças e Cantares, que decorre no dia 05 de julho, no Parque Desportivo da ALADI.
Este evento surgiu com o propósito de abrir portas à comunidade e criar momentos de convívio entre instituições com deficiência intelectual e grupos convidados.
A partir das 16h00, assista às atuações das instituições CERCI Guarda, Apadimp Penafiel, Cercimarco Crl, APPACDM da Maia - Espaço Aberto à Diferença, Appacdm de Vila Nova de Gaia e a prata da casa, a ALADI.
Pelo palco ainda vão passar vários grupos convidados tais como as escolas de dança Attitude, Academy Stars, ATSVL, Junqueira Dance e ainda o Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras.
Concerto ao vivo da banda Banda Sol Brilhante ao final do dia
Zona de alimentação
Feira de Artesanato
A entrada é 𝐥𝐢𝐯𝐫𝐞 e dirigida a toda a 𝐜𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞.”
Quando: 5 de julho, 16h00
Onde: Parque Desportivo do ALADI
VERÃO CULTURAL 2025 - PARQUE DAS VARAS - LEÇA DO BALIO
No ambiente familiar do Parque das Varas, em Leça do Balio, com a presença das tasquinhas das nossas coletividades, a animação está garantida.
Entrada Livre.
Mais informações e programação disponíveis nas redes sociais da União das Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões
Quando: até 12 de julho
Onde: Parque das Varas, Leça do Balio
Fonte/Foto: CM Matosinhos