Em
A Voz de Matosinhos

2025/04/30

Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

Concelho

Este fim de semana, celebre o Dia da Mãe, em Matosinhos, onde encontrará sugestões que agradarão a toda a família. Festival de Dança DDD, exposições, atividades lúdicas e desporto são algumas das diversas propostas. Consulte aqui a programação.


DIAS DA DANÇA | DDD | “VAIVÉN” DE CAMILO MEJÍA CORTES – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO
O que une as nossas memórias e os imaginários a que pertencemos? Em VAIVÉN, Camilo Mejía analisa a relação intrincada entre o seu corpo e o género musical salsa, com o objetivo de revelar as múltiplas camadas que definem essa ligação.
Bilhetes em https://www.bol.pt/  ou na bilheteira do Teatro (10h-13h | 14h-18h) ou na bilheteira do Teatro (10h-13h | 14h-18h)
Quando: 3 de maio, 19h30; 4 de maio, 15h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

________________________________________
 
"ARQUIVO DE ILUSTRAÇÃO CASA DO DESIGN" – CASA DO DESIGN
No próximo dia 3 de maio, na Casa do Design, terá lugar a apresentação do projeto "Arquivo de Ilustração casa do Design", desenvolvido em parceria com Centro de Arte Oliva, Centro de Artes de Águeda e Centro de Arte das Caldas da Rainha, no âmbito de candidatura submetida à RPAC/DGArtes.
A mostra estará patente até 30 de setembro de 2025.
Inauguração: 3 de maio, 16h00
Quando: 3 de maio a 30 de setembro de 2025 | Horário: 3ª a 6ª: 10H – 13H / 15H-18H; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design de Matosinhos

________________________________________
 
CONTAMOS CONTIGO! COM OFICINA CRIATIVA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar! No sábado, 3 de maio Contamos Contigo a História - A melhor camisola do mundo, de David Bedford.
Atividade gratuita (implica inscrição prévia via formulário)
Público-alvo: Famílias com crianças maiores de 3 anos.
Quando: 3 de maio, 11h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
 
________________________________________
 
APRESENTAÇÃO DO LIVRO “TODOS OS OLHOS NA EVA” DA AUTORIA DE NUNO SEVERINO
Dia 3 de maio, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, terá lugar a Apresentação do livro “Todos Os Olhos Na Eva” da autoria de Nuno Severino
Eva é uma bela jovem de olhos verdes, dinâmica e extrovertida e Miguel, mais recatado e tacanho, sofre de um amor intenso por ela. Poder-se-á dizer que só tem olhos para Eva. Nas palavras do próprio, exploram-se os locais, cenários e contextos da vida deste par. No início da idade adulta, após o casamento, na velhice… Um amor que, verdadeiramente, dura uma vida inteira, tendo um profundo impacto na forma como ambos se desenvolvem e crescem, passando por diferentes circunstâncias e exigências, com momentos de alegria e momentos de provação. Contudo, um amor assim não desvanece.
Quando: 3 de maio, 15h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

________________________________________
 
MEIA MARATONA DE MATOSINHOS – LEÇA DA PALMEIRA E MATOSINHOS
“A Meia Maratona de Matosinhos realiza-se no dia 4 de maio de 2025, pelas 9h00, na cidade de Matosinhos, com partidas e chegadas na Av. da Liberdade. Para quem preferir navegar numa onda mais calma, temos a Mini/Caminhada de 7 km, sem fins competitivos.”
Mais informação e inscrições: https://www.runporto.com/eventos/meia-maratona-de-matosinhos/meia-maratona-de-matosinhos-2025/ 
Quando: 4 de maio de 2025, 9h00
Onde: Avenida da Liberdade, Leça da Palmeira, Matosinhos

________________________________________
 
III FESTIVAL DE NATAÇÃO JÚNIOR – PISCINA MUNICIPAL DA SENHORA DA HORA
Dia 3 de maio, às 10h15, decorrerá o III Festival de Natação Júnior – Piscina Municipal da Senhora da Hora.
Mais informações no balcão das respetivas piscinas.
Quando: 3 maio, 10h15
Onde: Piscina Municipal da Senhora da Hora
 
________________________________________
 
GOALBALL - PAVILHÃO DO CRPF DE LAVRA
Dia 3 de maio, terá lugar no Pavilhão do CRPF de Lavra, a competição de Goalball.
Organização: Academia Ringo, ALADI, APPACDM, AAJUDE, CRPF de Lavra, apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
Quando: 3 de maio de 2025
Onde: Pavilhão do CRPF de Lavra
 
________________________________________
 
LIGA MEO SURF - WAVE SERIES 2025- PRAIA INTERNACIONAL PORTO/MATOSINHOS (OU PRAIA DE LEÇA DA PALMEIRA)
“O Wave Series está de volta às praias do Porto, Matosinhos e Leça da Palmeira e a edição deste ano, já a 11.ª, celebra a inclusão e a sustentabilidade do surf com um conjunto diversificado de ações e competições com atletas de todas as idades e de vários níveis de experiência. Além da componente competitiva e formal, a iniciativa envolve workshops e ações de sensibilização ambiental e eventos como o Surf para Todos e do Surf Adaptado, que tem como destinatários crianças de instituições de solidariedade social e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A organização é da Onda Pura Surf Center e envolve parcerias com a Federação Portuguesa de Surf, as Autarquias do Porto e Matosinhos, a Associação Nacional de Surfistas e a Associação Onda do Norte, entre outras entidades.”
Calendário (sujeito a alterações):
3 e 4 de maio - Júnior Tour
21 e 23 de maio - Surf para Todos e Surf Adaptado
4 e 5 de outubro - Campeonato Nacional de Surf Esperanças Feminino
11 e 12 de outubro - Campeonato Nacional de Longboard
Quando: de abril a outubro de 2025
Onde: Praia Internacional Porto/Matosinhos (ou Praia de Leça da Palmeira)

________________________________________
 
CIRCUITO COLUMBÓFILO DE MATOSINHOS - EDIÇÃO 2025
De 4 de abril a 14 de junho, decorrerá o Circuito Columbófilo de Matosinhos - edição 2025, com largadas entre Portugal e Espanha.
Organização da Sociedade Columbófila de Infesta, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 4 de abril a 14 de junho de 2025
Onde: Sociedade Columbófila de Infesta
 
________________________________________
 
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “OBRAS DE BRANISLAV MIHAJLOVIC” – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
Estará patente até 4 de maio de 2025, no Museu da Memória de Matosinhos, a exposição de obras do artista sérvio Branislav Mihajlovic, produzidas no III Simpósio de Pintura de Matosinhos.
A inauguração acontecerá a 26 de abril e, no mesmo dia, também terá lugar mais uma sessão do Á Conversa com o artista Branislav Mihajlovic, pelas 17h00.
Entrada: 1€/pessoa (gratuito ao domingo de tarde)
Quando: 26 de abril a 4 de maio de 2025 | Horário: 3ª a 6ª 10H – 13H / 15H-18H; sáb, dom e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Museu da Memória
 
________________________________________
 
EXPOSIÇÃO "AR QUENTE E NÃO SÓ: 100 ANOS DE DESIGN DE SECADORES DE CABELO" – CASA DO DESIGN
A Casa do Design de Matosinhos recebe a exposição "Ar Quente e Não Só: 100 Anos de Design de Secadores de Cabelo", que explora a evolução do design industrial e a inovação tecnológica ao longo do último século, através de um objeto simples e presente no dia a dia: o secador de cabelo.
A mostra está em exibição até 4 de maio, oferecendo uma oportunidade única para refletir sobre a evolução do design e a importância de objetos cotidianos na nossa vida.
A exposição é baseada na coleção única de Jeremy Aston, designer premiado e curador da mostra, que começou a reunir secadores de cabelo em 1990. Atualmente, a coleção conta com mais de 170 peças de diversos períodos históricos, abrangendo desde modelos vintage até contemporâneos, com peças de autores renomados como Peter Behrens, Dieter Rams e James Dyson.
Com curadoria de Jeremy Aston, a exposição mostra-nos a evolução deste popular utensílio doméstico, servindo também de prisma através do qual se observam mudanças sociais, económicas e tecnológicas mais amplas.
Mais informações: https://casa-design.pt/pt 
Quando: até 4 de maio | Horário: Terça-feira a sexta-feira: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design

________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “DA MEMÓRIA... DAS FLORES!” DE LUÍS MELO – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
“A Sala Viagem da Memória do Museu da Memória de Matosinhos é palco da exposição temporânea de aguarelas de Luís Melo intitulada “Da Memória… Das Flores!”. Cerca de trinta obras em aguarela tendo como tema a memória das flores e plantas com diversas dimensões construirão a exposição. A exposição estará aberta ao público até dia 5 de maio.
No texto que acompanha a exposição Luís Melo escreve “(…) Não pretendo fidelidade às flores que conhecemos. Mais que isso é um exercício livre que tenta quebrar amarras. Estas flores são minhas e existem pelo mero existir. Não têm perfume. Deixo isso para vocês que as veem.”
Luís Melo é licenciado em Pintura e Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Está representado em diversas coleções privadas e públicas, entre outras, Museu Amadeo de Sousa-Cardoso; Museu da Bienal de Cerveira, Câmara Municipal de Aveiro; Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; Câmara Municipal de Chaves; Câmara Municipal de Bragança; Hospital de S. João, Porto; Câmara Municipal de Cangas de Morrazzo; Centro de Arte Contemporânea Graça Morais; Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Ao longo da sua carreira, recebeu vários prémios, incluindo o Primeiro Prémio do XVIII Edición de Arte no Morrazo, Cangas de Morrazo, Espanha ou Prémio de Aquisição do Prémio de Pintura do III Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro Cultural de Bragança, Bragança.
Expõe regularmente em exposições individuais, das quais se destaca em 2008 “Nunca- O resto de mim” NA Galeria São Mamede, em Lisboa; em 2009, “Read my Lips”, na Galeria Sala Maior, Porto; em 2010 “Read my lips - O resto da história” e Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, Bragança; “Seek and Hide”, na Galeria Solar Stº Antonio, Porto e ainda em 2023- “Encontros-Begegnungen”, Stuttgart (Plochingen) Alemanha.
Junte-se a nós nesta exposição imperdível para os amantes da arte e da beleza efémera das flores!”
Entrada: 1€ (gratuita ao domingo)
Quando: 22 de março a 5 de maio de 2025 | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00 e sábados, domingos e feriados: 15h00-18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos

________________________________________
 
EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS 200 ANOS DE CAMILO CASTELO BRANCO – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
Em 2025, celebra-se o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, uma das figuras mais marcantes da literatura portuguesa. No âmbito das comemorações, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca apresenta a exposição documental “200 anos de Camilo Castelo Branco”.
A exposição reúne uma seleção de documentos do vasto espólio Camiliano da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, constituída por mais de 1600 documentos, que inclui primeiras edições, tiposcritos, publicações periódicas e recortes de imprensa, fotografias, jornais e revistas, documentos biográficos, correspondência, entre outros.
A presente mostra pretende proporcionar ao público uma experiência educativa e enriquecedora, dando a conhecer diversas facetas da vida e obra de Camilo, perpetuando assim, o legado do autor que, através das suas palavras, traçou um mapa simbólico do Norte de Portugal e cuja “obra traz até nós o palpitar humano das províncias nortenhas no seu tempo, como uma vida que nenhum ficcionista voltou a captar”.
Camilo Castelo Branco, o representante máximo da segunda geração romântica portuguesa, nasceu em Lisboa em 1825. Foi um escritor prolifico - aliás, o primeiro escritor português a viver exclusivamente de seus textos - com mais de duas centenas de obras entre poesia, teatro, contos, romances e novelas históricas. Dedicou-se também à critica e história literária, tradução, biografias, ao jornalismo e deixou uma epistolografia vastíssima (mais de duas mil cartas). O seu romance mais conhecido e traduzido é “Amor de Perdição”, já adaptado ao cinema por vários realizadores.
A exposição estará patente ao público até 17 de maio no átrio da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Entrada livre.
Quando: 15 de março a 17 de maio de 2025
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “PARA TI: PONTOS E FANTASIAS"- PRUDÊNCIA COIMBRA – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO, ESPAÇO IRENE VILAR
Até 18 de maio, no Espaço Irene Vilar do Museu da Quinta de Santiago, está patente a Exposição “Para ti: Pontos e Fantasias"- Prudência Coimbra.
A mostra, com curadoria de Cláudia Melo, revela uma seleção de trabalhos da série "Para ti", iniciada em janeiro de 2024, e que continua em processo de desenvolvimento. A exposição dá a conhecer uma obra suspensa, composta por dez peças, além de diversas obras inéditas.
O título da exposição faz referência a uma expressão de dedicação e reivindicação, assim como à revista "Para Ti", publicação de lavores lançada em 1952 e que ainda se mantém em circulação. Através da sobreposição de materiais e técnicas, Prudência Coimbra desconstrói estereótipos ligados ao trabalho manual feminino, apropriando-se de objetos herdados, como revistas e materiais de bordado. A artista utiliza este processo para resgatar e reinterpretar narrativas que evidenciam a luta persistente das mulheres ao longo da história.
Cláudia Melo, curadora da exposição, explica que “as peças que compõem esta exposição designam-se através de nomes femininos, reescrevem a história tradicional das mulheres, normalmente associada ao labor doméstico e revelam uma crítica aos estereótipos e às normas patriarcais”.
Em 2024, a série "Para Ti" deu nome à exposição individual de Prudência Coimbra na Sede Amarela, no Porto, e também integrou a mostra coletiva “Ainda, um Elefante na Sala”, no Centro de Artes de Águeda, onde a artista apresentou a instalação “Grilhões, Cadeias e Outros Pontos de Fantasia”, que será agora exibida em Matosinhos.
Quando: 15 de março a 18 de maio de 2025 | Horário: 3ª a 6ª: 10h-13h e 15h-18h; Sábado, domingo e feriados: 15h-18h
Onde: Museu da Quinta de Santiago, Espaço Irene Vilar

________________________________________
 
EXPOSIÇÃO “QUAL É O FUTURO DA BIOTECNOLOGIA MARINHA?” – CENTRO DE MONITORIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL
Até 10 de junho deste ano estará patente no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, a exposição “Qual é o futuro da biotecnologia marinha?”.
A exposição pretende transportar o público numa vanguardista viagem por áreas emergentes da Biotecnologia Marinha, como a Biologia Sintética, a Biocatálise o Bioprocesso e a Bioinformática. Que áreas são estas e o que é que encerram? Serão estas áreas de desenvolvimento parte do futuro da Biotecnologia Marinha? Estas e outras questões serão resolvidas ao longo desta exposição, onde explicaremos como é que organismos inexplorados do meio marinho podem esconder compostos com uma química única e que poderão preencher lacunas na sociedade em áreas vastas como a saúde, energia ou ambiente. O objetivo desta exposição é aumentar a literacia do público em áreas da biotecnologia emergentes e o seu papel no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os desafios sociais.
Público-alvo: estudantes do ensino secundário e superior e público em geral.
Visitas de grupos por marcação para cmia@cm-matosinhos.pt ou 229392409.
Quando: até 10 de junho | Horário: segunda a sexta-feira: 9h30-12h30 e 14h30-17h30; sábado e domingo: encerrado
Onde: Centro Monitorização e Interpretação Ambiental
 
________________________________________
 
"O LUGAR ONDE DEUS NASCE" - PAULO NEVES E VALTER HUGO MÃE – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
De 29 de março a 6 de julho de 2025, está patente no Museu da Quinta de Santiago, a exposição "O lugar onde Deus nasce", de Paulo Neves e Valter Hugo Mãe.
Uma mostra de escultura e desenho, cujas obras estão expostas no interior e exterior do respetivo museu.
Um encontro único entre a escultura de Paulo Neves e o desenho de Valter Hugo Mãe.
Quando: De 29 de março a 6 de julho de 2025 | Horário: 3ª a 6ª: 10h-13h e 15h-18h; Sábado, domingo e feriados: 15h-18h
Onde: Museu da Quinta de Santiago

________________________________________
 
VERDE PERTO – ANTIGA FÁBRICA DE CONSERVAS VASCO DA GAMA
De 24 de março a 31 de julho, Matosinhos recebe um evento nacional dedicado à neutralidade carbónica. "Verde Perto" está patente na antiga Fábrica de Conservas Vasco da Gama, apresentando um formato expositivo e um programa diversificado.
A iniciativa estrutura-se em cinco eixos – mitigar, adaptar, participar, gerir e inovar – e inclui debates, mesas redondas, palestras, seminários e workshops com especialistas, decisores políticos e representantes da comunidade.
As atividades organizadas abrangem agendas mensais, palestras, seminários e oficinas ambientais para diferentes públicos, incluindo escolas e famílias.
A exposição conta com a curadoria de Joana Maia Dias e pretende apresentar soluções neutras em carbono, fomentar debates estratégicos e promover parcerias ligadas à transição climática.
Mais informações: comunicacao@cm-matosinhos.pt 
Quando: 24 de março a 31 de julho de 2025, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.
Onde: Antiga Fábrica de Conservas Vasco da Gama, Av. Menéres, Matosinhos

________________________________________
 
FESTIVAL DA PRIMAVERA – LARGO DO SOUTO, GUIFÕES
O Festival da Primavera terá lugar, dia 4 de maio, no Largo do Souto.
Mais informações no site e nas redes sociais da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.
Quando: 4 de maio, 15h00
Onde: Largo do Souto, Guifões

 

Fonte/Foto: CM Matosinhos
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Meia Maratona de Matosinhos regressa no próximo domingo
30/04/2025
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
30/04/2025
RESISTIR À AMÉRICA DE TRUMP
29/04/2025
Situação normalizada em Matosinhos após apagão nacional
29/04/2025
Leixões Sport Club | Modalidades | Resultados Semanais
29/04/2025
“Queremos estar na frente na última jornada”, afirma Filipe Mesquita após vitória
28/04/2025
Matosinhos assinala a Revolução de Abril com homenagem a várias personalidades
28/04/2025
Eventos que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
24/04/2025