Este fim de semana, o Município apresenta diversas sugestões para agradáveis momentos em Matosinhos. Teatro, música, dança, exposições, desporto, são algumas das opções de programação para os próximos dias, tal como poderá consultar aqui.
LEV – LITERATURA EM VIAGEM – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA, GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS, TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
De 5 a 13 de abril, Matosinhos será palco da 19ª edição do LeV – Literatura em Viagem, o festival literário que, este ano, promete uma programação alargada e mais diversificada do que nunca.
O evento reúne grandes nomes da literatura nacional e internacional, como Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira, Filipe Melo, Jenny Kleeman, José Luís Peixoto, Rita Redshoes, Adolfo Luxúria Canibal, Francisco José Viegas, Inês Pedrosa, Maria do Rosário Pedreira, Martim Sousa Tavares, Mário Cláudio, Anna Pacheco, entre outros.
Com um formato de conversas abertas e gratuitas, o LeV convida todos a embarcar numa verdadeira viagem literária, explorando temas atuais, histórias envolventes e a singularidade de cada autor. A cidade de Matosinhos será o ponto de encontro para escritores e leitores, sendo o epicentro do evento a Biblioteca Municipal Florbela Espanca e a Galeria Municipal.
Esta edição será a maior de sempre do festival, decorrendo ao longo de nove dias, abrangendo dois fins-de-semana. A programação inclui um vasto conjunto de atividades, com destaque para as conversas descontraídas entre os autores e o público.
As sessões têm entrada livre. Para mais informações sobre o festival e a programação completa, consulte o link https://www.facebook.com/literaturaemviagem
Quando: 5 a 13 de abril de 2025
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Galeria Municipal de Matosinhos, Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
________________________________________
MUNDO CÃO – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
Os Mundo Cão estão de regresso aos palcos e o seu espetáculo no Festival Literário LEV (Literatura em Viagem) tem um significado especial, uma vez que as suas composições aliam o rock mais “dark” à lírica e poesia de escritores e poetas de renome, tais como Valter Hugo Mãe, Adolfo Luxúria Canibal, José Luís Peixoto e Carlos Conceição, assegurando assim que melodias de traço anglo-saxónico (pois o rock tem tal genealogia) possam ser cantadas em português. A banda celebra a palavra na música, numa dramatização de excelência do vocalista e também ator Pedro Laginha, numa viagem pelo seu vasto reportório que conta com quatro álbuns de originais. Com Mundo Cão o rock está vivo e recomenda-se.
Bilhetes em https://www.bol.pt/ ou na bilheteira do Teatro (10h-13h | 14h-18h) ou na bilheteira do Teatro (10h-13h | 14h-18h)
Quando: 12 de abril, 22h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
________________________________________
UM MUSEU VIVO DE MEMÓRIAS PEQUENAS E ESQUECIDAS, CRIAÇÃO DO TEATRO DO VESTIDO – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
"Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas, do Teatro do Vestido, é o resultado de uma pesquisa que decorre há mais de 10 anos. Estreado originalmente em 2014, no ano que assinalava os 40 anos do 25 de Abril, o espetáculo ajudou a pensar a memória e a transmissão da ditadura e da revolução portuguesas naquele momento crucial da história portuguesa contemporânea (crise financeira e intervenção da Troika em Portugal). Contudo, a influência e espectro deste trabalho não se esgotou nem no momento memorial do ano de 2014, nem ser confinou a ser um espetáculo protesto pelo difícil momento político que o país atravessava. Afirmando-se como uma das mais importantes obras do teatro contemporâneo português, o espetáculo ganhou o prémio do Público do Festival de Teatro de Almada no ano seguinte ao da sua estreia, tendo sido apresentado em Santiago de Compostela, Londres e Paris em 2016, e continuando a estar em digressão até hoje. Momento de teatro tornado acontecimento, pelo seu fôlego, duração, e monumentalidade dos 80 anos de história atravessados, Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas é o espetáculo indicado e necessário de levar à cena nesta época memorial em que se assinalam 50 anos sobre o 25 de Abril de 1974.
investigação, texto, direção e interpretação: Joana Craveiro"
Bilhetes em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/154363-um_museu_vivo_de_memorias_pequenas_e_esquecidas-t_m_constantino_nery/ ou na bilheteira do Teatro (10h-13h | 14h-18h)
Quando: 11 de abril, 19h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
________________________________________
NO TAPETE, COM DANIELA CRUZ
No tapete...
há paisagens
há paisagens desoladas,
tranquilas.
No tapete...
há paisagens em espiral
onde se assombra o prazer
onde se anda às voltas
e não se volta ao mesmo lugar.
No tapete...
há paisagens de um tempo
que se escoa lentamente
quase imóvel
ou em recuo
No tapete…
há paisagens como um lençol
puxado até à cabeça,
de nervos lacerados
ou de saudades.
No tapete
há paisagens.
a partir de um poema de Henri Michaux
Daniela Cruz [Porto, 1985] é criadora, bailarina e formadora em dança contemporânea. Completou o curso vocacional na Escola de Dança Ginasiano. Licenciou-se na Codarts, em Roterdão, em 2003, e estagiou na Companhia Dansgroep Krisztina de Châtel, em Amesterdão. Trabalha como freelancer e já colaborou como intérprete com Marco da Silva Ferreira, Victor Hugo Pontes, Cristina Planas Leitão, André Braga e Cláudia Figueiredo/Circolando, Joana Providência, Madalena Victorino, Nuno M Cardoso, Nuno Preto, Jonathan Saldanha, Catarina Miranda, Sofia Dias e Vítor Roriz. Fez assistência de coreografia e de ensaio, na Companhia Instável. Foi coordenadora artística dos cursos FAÍCC e FOCAR, da Companhia Instável. Fez direção de movimento para o Teatro Art'Imagem e para o Teatro Bolhão. Criou para a companhia K2, o CITAC, a Kale Companhia de Dança, pela Companhia Instável para a Casa da Arquitectura, e para a Companhia Presente, Viseu. Cocriou, com o Nuno Preto diversos projetos dirigidos a públicos jovens. Integra vários projetos participativos, como codirectora artística, no âmbito do Aldear e Odisseias, dirigido por Luís Sousa Ferreira. As suas últimas criações, dalila e ocelo, foram coproduzidas pelo Teatro Municipal do Porto. Faz parte do Colectivo Espaço Invisível desde 2017.
Parceria projeto: Oficina Zero
Bilhetes:
Quando: 10 de abril, 19h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
________________________________________
CONCERTO PELA PAZ – TEATRO MUNICIPAL CONSTANTINO NERY
Dia 13 de abril, no Teatro Municipal Constantino Nery, terá lugar o Concerto pela paz, promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
Um espetáculo de música e outras artes performativas que pretende promover a educação para a Paz, a abolição das armas nucleares e a cooperação entre os povos, dimensões relevantes do protocolo que o CPPC e a Câmara Municipal de Matosinhos têm atualmente em vigor.
Quando: 13 de abril, 16h00
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery
________________________________________
MOONTOSINHOS – MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO
A edição de 2025 do MOONtosinhos será dedicada a Camilo Castelo Branco, assinalando os 200 anos do nascimento do escritor português.
Entre abril e agosto, os participantes terão a oportunidade de percorrer diferentes locais do concelho e arredores, explorando a relação do autor com Matosinhos.
Promovidas pela Câmara Municipal de Matosinhos, estas visitas guiadas pelo historiador Joel Cleto decorrem há mais de uma década e têm permitido redescobrir o património e a história local sob a luz da lua cheia.
O programa inclui cinco percursos temáticos, com passagem por locais emblemáticos como o Mosteiro de Leça do Balio, a Ponte da Pedra e a Cadeia da Relação do Porto, onde Camilo esteve preso e escreveu Amor de Perdição.
Programa:
13 de abril, 21h30 – Camilo, Arnaldo Gama e o Mosteiro de Leça do Balio
12 de maio, 21h30 – O "pica" do Sete: 50 anos do fim da carreira 7 do elétrico
11 de junho, 21h30 – A enxovia "Senhor de Matosinhos" na Cadeia da Relação: Camilo e José do Telhado na prisão
9 de julho, 21h30 – "Cavar em Ruínas”: Camilo Castelo Branco em Leça da Palmeira
7 de agosto, 21h30 – Nos 200 anos de Camilo, nos 300 da presença de Nasoni e nos 500 de Camões: um percurso pelo centro de Matosinhos
Esta iniciativa reforça o compromisso da Câmara Municipal de Matosinhos com a valorização do património histórico e cultural do concelho, promovendo o conhecimento e a identidade local através de uma abordagem inovadora.
Mais informações: mumma@cm-matosinhos.pt | 229 390 967
Quando: 13 de abril, 21h30
Onde: Mosteiro de Leça do Balio
________________________________________
VISITA À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO INDUSTRIAL – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS E NAPESMAT
Dia 12 de abril realizar-se-á uma visita aos dois núcleos museológicos de Matosinhos que permitem conhecer as origens da atividade pesqueira em Matosinhos, a evolução desta atividade ao longo dos tempos, as histórias dos pescadores de Matosinhos ou a camisa de um dos 152 marinheiros que perderam a vida, no maior desastre marítimo ocorrido na costa portuguesa, nas 4 traineiras de pesca de sardinha, em 2 de dezembro de 1947.
Atividade gratuita.
Quando: 12 de abril, 15h00-17h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos, NAPESMAT
________________________________________
VISITA À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO INDUSTRIAL – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS E NAPESMAT
Dia 13 de abril realizar-se-á uma visita aos dois núcleos museológicos de Matosinhos, que dá a conhecer uma das primeiras “indústrias conserveiras” de que há registo
no país. Trata-se de um magnífico exemplo da arquitetura industrial romana e único na
região norte. Seis conjuntos de tanques, num total de 32 exemplares, destinavam-se à
salga de peixe e à produção de conservas, muito apreciadas na época, como o garum.
Junto a estes um pavimento composto por seixos e barro e delimitados por muretes,
destinavam-se à extração do sal a partir da água do mar.
Atividade gratuita.
Quando: 13 de abril, 10h00-12h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos, NAPESMAT
________________________________________
CONVERSA + VISITA À EXPOSIÇÃO "AR QUENTE E NÃO SÓ: 100 ANOS DE DESIGN DE SECADORES DE CABELO"
No contexto da exposição ‘Ar Quente e Não Só’, a Casa do Design promove, no dia 12 de abril, a partir das 15h30, uma conversa e uma visita guiada. Este debate conta com a participação do curador Jeremy Aston, que estará à conversa com o designer gráfico do catálogo João Queirós e com a designer expositiva Catarina Vieira.
A entrada é gratuita.
Quando: 12 de abril, 15h30
Onde: Casa do Design de Matosinhos
________________________________________
"DO MERCADO PARA O PRATO! - SHOWCOOKINGS NOS MERCADOS MUNICIPAIS DE MATOSINHOS, COM CHEF JOANA THÖNY-MONTBABUT
Os Mercados Municipais de Matosinhos oferecem diariamente viagens curtas e cheias de sabor guiadas pelos melhores especialistas em sabores da terra e do mar. Desta vez a viagem proposta será guiada por conceituados especialistas na arte de bem cozinhar estes sabores!
Desenvolvida sob o mote ‘do produtor ao consumidor’, esta iniciativa propõe a confeção e a degustação de pratos de autor, elaborados a partir das melhores matérias-primas produzidas e/ou vendidas localmente.
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia (total de 15 participantes).
Os próximos showcookings serão divulgados nas semanas anteriores nas redes sociais dos mercados!
Todos os showcookings serão transmitidos em live streaming nas páginas oficiais de Facebook e Instagram dos Mercados Municipais de Matosinhos."
Quando: 12 de abril, 10h30-12h30
Onde: Mercado Municipal de Matosinhos
________________________________________
MINI PORTO BELO NO MERCADO DE MATOSINHOS
O Mini Porto Belo está de regresso a Matosinhos e ao Mercado Municipal na véspera do Domingo de Ramos!
O Mini Porto Belo é um mercado de crianças, para crianças e não só, onde se podem vender brinquedos, jogos, livros, roupas infantis, pinturas, objetos de decoração e de bijutaria de crianças e até bolos e biscoitos que os mais pequenos fizeram com todo o carinho. Tudo a até 1€, um preço reduzido, à medida dos pequenos comerciantes, que irão estar com certeza muito atentos e aprender mais sobre a arte de “bem vender” junto dos super vendedores de um dos nossos mais emblemáticos mercados!
Inscrição em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzUyRKB8knRrXO4jvC74co9HKt0FS6XjmKhypKWouxoEzJSA/viewform
Quando: 12 de abril, 10h30-12h30
Onde: Mercado de Matosinhos
________________________________________
CONTAMOS CONTIGO! COM TRUQUES DE MAGIA! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
No próximo sábado, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, terá lugar a leitura de Contos de Sabedoria e Encantamento por Rui Ramos - Rapsódia de mitos e contos da tradição oral do Mundo, com música e truques de magia.
Atividade gratuita (implica inscrição prévia via formulário)
Público-alvo: Famílias com crianças maiores de 3 anos.
Quando: 12 de abril, 11h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
________________________________________
PLANO MUNICIPAL DE LEITURA - LABORATÓRIO DE LEITURA POÉTICA “BOCA EM FLOR” – NÍVEL I – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
Será já no próximo sábado que, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca terá lugar a oficina de performance poética ministrada por Ana Celeste Ferreira, onde se pretende que os formandos, através da leitura em voz alta, desenvolvam dinâmicas para o desempenho mais saudável e eficaz da expressão oral.
Atividade gratuita (implica inscrição via formulário), Máximo 14 participantes
Público-alvo: todos os interessados, a partir dos 18 anos de idade e falantes da língua portuguesa como língua materna.
Quando: 13 de abril, 18h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
________________________________________
"SOLO UM ECOSSISTEMA BIODIVERSO" - ANTIGA FÁBRICA DE CONSERVAS VASCO DA GAMA
Realizar-se-á, dia 13 de abril, na antiga fábrica de conservas Vasco da Gama, uma oficina experimentei, com o objetivo de sensibilizar os participantes para a importância da preservação do solo e o do seu ecossistema.
Requer inscrição através do email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt
Quando: 13 de abril, 10h00 – 11h30
Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama
________________________________________
AULA DE YOGA NO MUMMA – UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE E BEM-ESTAR
No dia 12 de abril, às 15h, junte-se a nós para uma sessão especial de yoga entre obras de arte! A aula será orientada por Filipa Ribeiro, da Yoga Shala Matosinhos, e decorrerá na sala de exposição do MuMMa, onde estão patentes as obras do artista Luís Melo.
Local: MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos
Vagas: 10 participantes
Inscrições e informações: filipa.yogamatosinhos@gmail.com
Quando: 12 de abril, 15h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
________________________________________
14º GYMSPORT – CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS DE MATOSINHOS
O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos recebe, dias 12 e 13 de abril a Competição Internacional de Ginástica Artística.
Mais informações: https://gymsport.org/
Quando: 12 e 13 de abril de 2025
Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
________________________________________
III FESTIVAL DE NATAÇÃO JÚNIOR - PISCINAS MUNICIPAIS DE CUSTÓIAS, PERAFITA E MATOSINHOS
Dias 12 e 13 de abril, decorrerá o III Festival de Natação Júnior - Piscinas Municipais de São Mamede de Infesta (13 de abril, 10ha15), Leça do Balio (12 de abril, 15h00) e Guifões (13 de abril, 9h30).
Mais informações no balcão das respetivas piscinas.
Quando e onde:
12 de abril: Piscina Municipal de Leça do Balio – 15h00;
13 de abril; Piscina Municipal de São Mamede de Infesta – 10h15; Piscina Municipal de Guifões – 9h30
________________________________________
BASKETBALL SCHOOL - SKILLS CAMP – PAVILHÃO MUNICIPAL DE GUIFÕES
De 13 a 15 de abril, vai decorrer no Pavilhão Municipal de Guifões, o Basketball School - Skills Camp.
Organização do NBA Basket School, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport.
RAPAZES & RAPARIGAS | 8 aos 18 anos
09:00 - 17:00
*Pausa para almoço entre as 12h00 - 14h00
*Lugares limitados.
*Inscrição por ordem de registo.
PREÇO, 3 DIAS
285,00 Eur
*Refeições não estão incluídas. Podem levar comida para almoçar.
KIT OFICIAL DO CAMPO
*1 camisola + calção de jogo
*1 bola Wilson
SEGURO
e assistência de fisioterapia incluída”
inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbdzLO23a0AYwuL2KdxB3SECtYaYSJaPG6IpnXpIY5qC9nEQ/viewform
Quando: 13 a 15 de abril de 2025, 9h00 – 17h00
Onde: Pavilhão Municipal de Guifões, Matosinhos
________________________________________
CIRCUITO COLUMBÓFILO DE MATOSINHOS - EDIÇÃO 2025
De 4 de abril a 14 de junho, decorrerá o Circuito Columbófilo de Matosinhos - edição 2025, com largadas entre Portugal e Espanha.
Organização da Sociedade Columbófila de Infesta, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 4 de abril a 14 de junho de 2025
Onde: Sociedade Columbófila de Infesta
________________________________________
EXPOSIÇÃO “MATOSINHOS – ARQUITETURA E URBANISMO EM TRÊS MODERNIDADES” – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
“Matosinhos – Arquitetura e Urbanismo em Três Modernidades” é a exposição temporária que está patente no MuMMa- Museu da Memória de Matosinhos até 27 de abril. Uma mostra que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).
“Matosinhos- Arquitetura e Urbanismo em Três Modernidades” é o resultado de um trabalho de investigação de natureza científica inédito sobre a evolução da arquitetura contemporânea e o seu impacto no desenvolvimento urbano, cultural, turístico e económico-social no concelho de Matosinhos.
Levado a cabo pelos docentes e investigadores da FAUP e do CEAU- Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Álvaro Domingues, Ana Catarina Costa, Carlos Machado, Clara Vale, Rui Póvoas, Teresa Cunha Ferreira e Virgílio Borges Pereira, o estudo incide sobre um período cronológico que vai desde o início da construção do Porto de Leixões, em 1884, até ao encerramento da refinaria da Petrogal em 2021.
Dos vários nomes da arquitetura portuguesa, que tiveram um papel decisivo no esboço e no planeamento de Matosinhos do último século e meio, destacam-se os de Licínio Guimarães, Arménio Losa, David Moreira da Silva, Maria José Marques da Silva, Fernando Távora, Alcino Soutinho, Álvaro Siza Vieira ou Souto de Moura, referidos nesta exposição a não perder.
A mostra estará patente ao público até 27 de abril, no seguinte horário: de 3ª a 6ª, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00; aos sábados, domingos e feriados, das 15h00 às 18h00.
Para mais informações, aceda a www.museumemoriamatosinhos.pt ou ligue para 229390967.
Quando: até 27 de abril de 2025 | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00 e sábados, domingos e feriados: 15h00-18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
________________________________________
EXPOSIÇÃO "AR QUENTE E NÃO SÓ: 100 ANOS DE DESIGN DE SECADORES DE CABELO" – CASA DO DESIGN
A Casa do Design de Matosinhos recebe a exposição "Ar Quente e Não Só: 100 Anos de Design de Secadores de Cabelo", que explora a evolução do design industrial e a inovação tecnológica ao longo do último século, através de um objeto simples e presente no dia a dia: o secador de cabelo.
A mostra está em exibição até 4 de maio, oferecendo uma oportunidade única para refletir sobre a evolução do design e a importância de objetos cotidianos na nossa vida.
A exposição é baseada na coleção única de Jeremy Aston, designer premiado e curador da mostra, que começou a reunir secadores de cabelo em 1990. Atualmente, a coleção conta com mais de 170 peças de diversos períodos históricos, abrangendo desde modelos vintage até contemporâneos, com peças de autores renomados como Peter Behrens, Dieter Rams e James Dyson.
Com curadoria de Jeremy Aston, a exposição mostra-nos a evolução deste popular utensílio doméstico, servindo também de prisma através do qual se observam mudanças sociais, económicas e tecnológicas mais amplas.
Mais informações: https://casa-design.pt/pt
Quando: até 4 de maio | Horário: Terça-feira a sexta-feira: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design
________________________________________
EXPOSIÇÃO “DA MEMÓRIA... DAS FLORES!” DE LUÍS MELO – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
“A Sala Viagem da Memória do Museu da Memória de Matosinhos é palco da exposição temporânea de aguarelas de Luís Melo intitulada “Da Memória… Das Flores!”. Cerca de trinta obras em aguarela tendo como tema a memória das flores e plantas com diversas dimensões construirão a exposição. A exposição estará aberta ao público até dia 5 de maio.
No texto que acompanha a exposição Luís Melo escreve “(…) Não pretendo fidelidade às flores que conhecemos. Mais que isso é um exercício livre que tenta quebrar amarras. Estas flores são minhas e existem pelo mero existir. Não têm perfume. Deixo isso para vocês que as veem.”
Luís Melo é licenciado em Pintura e Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Está representado em diversas coleções privadas e públicas, entre outras, Museu Amadeo de Sousa-Cardoso; Museu da Bienal de Cerveira, Câmara Municipal de Aveiro; Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; Câmara Municipal de Chaves; Câmara Municipal de Bragança; Hospital de S. João, Porto; Câmara Municipal de Cangas de Morrazzo; Centro de Arte Contemporânea Graça Morais; Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Ao longo da sua carreira, recebeu vários prémios, incluindo o Primeiro Prémio do XVIII Edición de Arte no Morrazo, Cangas de Morrazo, Espanha ou Prémio de Aquisição do Prémio de Pintura do III Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro Cultural de Bragança, Bragança.
Expõe regularmente em exposições individuais, das quais se destaca em 2008 “Nunca- O resto de mim” NA Galeria São Mamede, em Lisboa; em 2009, “Read my Lips”, na Galeria Sala Maior, Porto; em 2010 “Read my lips - O resto da história” e Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, Bragança; “Seek and Hide”, na Galeria Solar Stº Antonio, Porto e ainda em 2023- “Encontros-Begegnungen”, Stuttgart (Plochingen) Alemanha.
Junte-se a nós nesta exposição imperdível para os amantes da arte e da beleza efémera das flores!”
Entrada: 1€ (gratuita ao domingo)
Quando: 22 de março a 5 de maio de 2025 | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00 e sábados, domingos e feriados: 15h00-18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
________________________________________
EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS 200 ANOS DE CAMILO CASTELO BRANCO – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
Em 2025, celebra-se o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, uma das figuras mais marcantes da literatura portuguesa. No âmbito das comemorações, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca apresenta a exposição documental “200 anos de Camilo Castelo Branco”.
A exposição reúne uma seleção de documentos do vasto espólio Camiliano da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, constituída por mais de 1600 documentos, que inclui primeiras edições, tiposcritos, publicações periódicas e recortes de imprensa, fotografias, jornais e revistas, documentos biográficos, correspondência, entre outros.
A presente mostra pretende proporcionar ao público uma experiência educativa e enriquecedora, dando a conhecer diversas facetas da vida e obra de Camilo, perpetuando assim, o legado do autor que, através das suas palavras, traçou um mapa simbólico do Norte de Portugal e cuja “obra traz até nós o palpitar humano das províncias nortenhas no seu tempo, como uma vida que nenhum ficcionista voltou a captar”.
Camilo Castelo Branco, o representante máximo da segunda geração romântica portuguesa, nasceu em Lisboa em 1825. Foi um escritor prolifico - aliás, o primeiro escritor português a viver exclusivamente de seus textos - com mais de duas centenas de obras entre poesia, teatro, contos, romances e novelas históricas. Dedicou-se também à critica e história literária, tradução, biografias, ao jornalismo e deixou uma epistolografia vastíssima (mais de duas mil cartas). O seu romance mais conhecido e traduzido é “Amor de Perdição”, já adaptado ao cinema por vários realizadores.
A exposição estará patente ao público até 17 de maio no átrio da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Entrada livre.
Quando: 15 de março a 17 de maio de 2025
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
________________________________________
EXPOSIÇÃO “PARA TI: PONTOS E FANTASIAS"- PRUDÊNCIA COIMBRA – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO, ESPAÇO IRENE VILAR
Até 18 de maio, no Espaço Irene Vilar do Museu da Quinta de Santiago, está patente a Exposição “Para ti: Pontos e Fantasias"- Prudência Coimbra.
A mostra, com curadoria de Cláudia Melo, revela uma seleção de trabalhos da série "Para ti", iniciada em janeiro de 2024, e que continua em processo de desenvolvimento. A exposição dá a conhecer uma obra suspensa, composta por dez peças, além de diversas obras inéditas.
O título da exposição faz referência a uma expressão de dedicação e reivindicação, assim como à revista "Para Ti", publicação de lavores lançada em 1952 e que ainda se mantém em circulação. Através da sobreposição de materiais e técnicas, Prudência Coimbra desconstrói estereótipos ligados ao trabalho manual feminino, apropriando-se de objetos herdados, como revistas e materiais de bordado. A artista utiliza este processo para resgatar e reinterpretar narrativas que evidenciam a luta persistente das mulheres ao longo da história.
Cláudia Melo, curadora da exposição, explica que “as peças que compõem esta exposição designam-se através de nomes femininos, reescrevem a história tradicional das mulheres, normalmente associada ao labor doméstico e revelam uma crítica aos estereótipos e às normas patriarcais”.
Em 2024, a série "Para Ti" deu nome à exposição individual de Prudência Coimbra na Sede Amarela, no Porto, e também integrou a mostra coletiva “Ainda, um Elefante na Sala”, no Centro de Artes de Águeda, onde a artista apresentou a instalação “Grilhões, Cadeias e Outros Pontos de Fantasia”, que será agora exibida em Matosinhos.
Quando: 15 de março a 18 de maio de 2025 | Horário: 3ª a 6ª: 10h-13h e 15h-18h; Sábado, domingo e feriados: 15h-18h
Onde: Museu da Quinta de Santiago, Espaço Irene Vilar
________________________________________
EXPOSIÇÃO “QUAL É O FUTURO DA BIOTECNOLOGIA MARINHA?” – CENTRO DE MONITORIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL
Até 10 de junho deste ano estará patente no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, a exposição “Qual é o futuro da biotecnologia marinha?”.
A exposição pretende transportar o público numa vanguardista viagem por áreas emergentes da Biotecnologia Marinha, como a Biologia Sintética, a Biocatálise o Bioprocesso e a Bioinformática. Que áreas são estas e o que é que encerram? Serão estas áreas de desenvolvimento parte do futuro da Biotecnologia Marinha? Estas e outras questões serão resolvidas ao longo desta exposição, onde explicaremos como é que organismos inexplorados do meio marinho podem esconder compostos com uma química única e que poderão preencher lacunas na sociedade em áreas vastas como a saúde, energia ou ambiente. O objetivo desta exposição é aumentar a literacia do público em áreas da biotecnologia emergentes e o seu papel no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os desafios sociais.
Público-alvo: estudantes do ensino secundário e superior e público em geral.
Visitas de grupos por marcação para cmia@cm-matosinhos.pt ou 229392409.
Quando: até 10 de junho | Horário: segunda a sexta-feira: 9h30-12h30 e 14h30-17h30; sábado e domingo: encerrado
Onde: Centro Monitorização e Interpretação Ambiental
________________________________________
"O LUGAR ONDE DEUS NASCE" - PAULO NEVES E VALTER HUGO MÃE – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
De 29 de março a 6 de julho de 2025, está patente no Museu da Quinta de Santiago, a exposição "O lugar onde Deus nasce", de Paulo Neves e Valter Hugo Mãe.
Uma mostra de escultura e desenho, cujas obras estão expostas no interior e exterior do respetivo museu.
Um encontro único entre a escultura de Paulo Neves e o desenho de Valter Hugo Mãe.
Quando: De 29 de março a 6 de julho de 2025 | Horário: 3ª a 6ª: 10h-13h e 15h-18h; Sábado, domingo e feriados: 15h-18h
Onde: Museu da Quinta de Santiago
________________________________________
VERDE PERTO – ANTIGA FÁBRICA DE CONSERVAS VASCO DA GAMA
De 24 de março a 31 de julho, Matosinhos recebe um evento nacional dedicado à neutralidade carbónica. "Verde Perto" está patente na antiga Fábrica de Conservas Vasco da Gama, apresentando um formato expositivo e um programa diversificado.
A iniciativa estrutura-se em cinco eixos – mitigar, adaptar, participar, gerir e inovar – e inclui debates, mesas redondas, palestras, seminários e workshops com especialistas, decisores políticos e representantes da comunidade.
As atividades organizadas abrangem agendas mensais, palestras, seminários e oficinas ambientais para diferentes públicos, incluindo escolas e famílias.
A exposição conta com a curadoria de Joana Maia Dias e pretende apresentar soluções neutras em carbono, fomentar debates estratégicos e promover parcerias ligadas à transição climática.
Mais informações: comunicacao@cm-matosinhos.pt
Quando: 24 de março a 31 de julho de 2025, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.
Onde: Antiga Fábrica de Conservas Vasco da Gama, Av. Menéres, Matosinhos
________________________________________
MOINHO CINE FEST – CUSTÓIAS, LEÇA DO BALIO E GUIFÕES
A 7.ª edição do Moinho Cine Fest tem o selo EFFE 2024-2025. O Selo EFFE é uma distinção promovida pela European Festivals Association (EFA), com o apoio da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, visa reconhecer a qualidade dos festivais europeus.
A programação do Moinho Cine Fest conta com 50 filmes de 20 países após 425 inscrições de 54 países. São 48 filmes em competição e 2 em não competição. Uma seleção de filmes que refletem a riqueza e a variedade de histórias, culturas e perspetivas que compõem o nosso mundo. Cada filme foi selecionado com carinho e atenção, oferecendo ao público uma experiência cinematográfica única e enriquecedora.
O júri é constituído pelos realizadores José Paulo Santos e Tiago Durão e pela atriz Lídia Muñoz. No total serão atribuídos 10 prémios monetários para além do pagamento de taxas de exibição a todos os filmes em competição.
A próxima sessão é:
- 12 de abril – sábado – 21h00 – Junta de Freguesia de Guifões – Inclui a sessão de encerramento e o anúncio dos filmes premiados.
O Moinho Cine Fest é organizado pela ANARTEM – Associação Cultural sob a direção do cineasta André Almeida Rodrigues e promovido pela União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões. A Câmara Municipal de Matosinhos é parceira institucional.
Quando: 28 de março a 12 de abril, 21h00
Onde: Custóias, Leça do Balio, Guifões
________________________________________
V FESTIVAL DE TEATRO – UNIÃO DE FREGUESIAS DE CUSTÓIAS, LEÇA DO BALIO E GUIFÕES
De 22 de março a 1 de maio, está de regresso o Festival de Teatro da União de Freguesias, serão mais de 30 sessões de Teatro, entre exibições públicas e atuações nas escolas e infantários, assim como nos Centro de dia das nossas IPSS.
A entrada é livre.
Mais informação e programação nas redes sociais da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.
Quando: 22 de março a 1 de maio de 2025
Onde: Custóias, Leça do Balio e Guifões
________________________________________
MERCADINHO DE PÁSCOA – LARGO DR. FERNANDO AROSO, LAVRA
“A magia da Páscoa está a chegar à União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo! Junte-se a nós para mais uma edição do Mercadinho de Páscoa, onde poderá encontrar produtos tradicionais, artesanato, doçaria típica e muitas surpresas para toda a família!
Haverá animação para os mais pequenos, momentos musicais e um ambiente festivo que promete tornar esta Páscoa ainda mais especial!
Não perca esta oportunidade de apoiar os produtores e negócios locais!
Marque na agenda e venha celebrar connosco! Partilhe com a família e os amigos!”
Quando: 12 e 13 de abril, 10h00-18h00
Onde: Largo Dr. Fernando Aroso, Lavra
Fonte/Foto: CM Matosinhos